Maria Joaquina Matos a Presidente da Câmara Municipal de Lagos, foi distinguida no passado dia 31 de janeiro, com o título de Cidadã Honorária de Cidade Velha, nas comemorações do Dia do Município de Ribeira Grande de Santiago, (Cidade Velha) em Cabo Verde.
A autarquia de Ribeira Grande de Santiago, distingue anualmente, no âmbito da comemorações do seu aniversário, personalidades que considera relevantes nas áreas da Política, Cultura, Desporto, Economia e da Sociedade, nacionais ou estrangeiros, que tenham contribuído de algum modo para o desenvolvimento da Cidade Velha.
Para além da autarca de Lagos, o município da Ribeira Grande de Santiago atribuiu idêntica distinção a Santiago Macias o autarca de Moura, ao primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, ao antigo chefe de Governo Cabo Verdeano, Gualberto do Rosário e ao jornalista da Rádio de Cabo Verde, António Silva Roque.
Na sua intervenção, Maria Joaquina Matos agradeceu a distinção e enalteceu as estreitas relações existentes entre a cidade de Lagos em Portugal e o municipio da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), lembrando que estas “duram já há alguns anos”.
A autarca referiu o Acordo de Geminação assinado em abril de 2010, que “reforçou o Acordo de Cooperação e Colaboração, estabelecido em agosto de 2006, dando corpo aos laços do passado histórico que partilhámos, no aprofundamento das relações institucionais estabelecidas, do conhecimento das identidades culturais locais, das tradições, costumes e memórias históricas que vivemos ao longo de vários séculos”.