Associação “Terras do Infante” homenagou Don Henrique - Algarlife Associação “Terras do Infante” homenagou Don Henrique - Algarlife
Associação “Terras do Infante” homenagou Don. Henrique

Associação “Terras do Infante” homenagou Don Henrique

As comemorações dos 556 anos da Morte do Infante Don Henrique, foram o mote para homenagear a memória do homem, visionário, aventureiro e do descobridor, que se tornou numa das figuras mais importantes da história mundial e dos Descobrimentos Portugueses.

Organizado pela Associação de Municípios “Terras do Infante”, entidade que reúne os municípios de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo, a comemoração incluiu um conjunto de atividades e iniciativas no três municípios.

As iniciativas nos três municípios, integraram palestras nas escolas, exposições, concertos e visitas guiadas, destacou-se no dia 13 de Novembro, a Homenagem ao Infante D. Henrique, que teve início com a cerimónia mais protocolar em Lagos, junto à sua Estátua, seguida de uma Missa de Sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Graça em Sagres e a homenagem junto ao Padrão de 1960 na (Fortaleza de Sagres, terminando com um Concerto, também na Igreja de Nossa Senhora da Graça.

A cerimónia realizada em Lagos contou com a participação de uma Secção de Militares e a Fanfarra do Comando do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, bem como militares do Ponto de Apoio Naval de Portimão que se associaram, uma vez mais, à celebração desta efeméride. Vários foram os convidados que também estiveram presentes neste tributo que decorreu junto à estátua do Navegador, na Praça do Infante.

Participaram na Cerimónia, presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, na qualidade de Presidente do Conselho Diretivo da Associação “Terras do Infante”, o Comandante, Capitão de Mar e Guerra, Paulo Manuel José Isabel, Chefe do Departamento Marítimo do Sul, como representante da Marinha Portuguesa; o Comandante Luis Filipe da Conceição Duarte, Capitão do Porto de Lagos; o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, a Vereadora da Câmara Municipal de Aljezur, Maria de Fátima Neto e demais autarcas representantes dos três municípios.

Depois de prestada a homenagem à Memória do Infante e aos 556 anos sobre a sua morte, com a deposição de uma coroa de flores, e das alocuções em representação da Marinha e dos municípios de Aljezur e Vila do Bispo, tomou a palavra a Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios Terras do Infante, Maria Joaquina Matos, que no seu discurso falou das iniciativas que este ano os 3 municípios organizaram em torno do seu patrono, o Infante.

“De Lagos partiram durante décadas os marinheiros navegadores ao seu serviço e o mar fez-se novo e descobriu-se o mar sem fim que é Português. Aqui se iniciou, pois, um novo tempo da História de Portugal, o tempo dos Descobrimentos Marítimos Portugueses, importantíssimo contributo para a união da Terra, para a descoberta do Mundo Global”. A este propósito a autarca ainda frisou que “somos, de facto, Território de Globalização e, por isso, aqui reafirmo o nosso apoio à candidatura à UNESCO, que temos de levar para a frente, procurando o reconhecimento do nosso papel para a história nacional e do mundo”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.