Assinatura do protocolo de Promoção da Semana da Ria Formosa

Assinado o acordo de promoção da Semana da Ria Formosa!

19

Foi assinada na terça feira (2), carta de compromisso referente ao projeto “A Semana da Ria Formosa”, um acordo de cooperação formalizado entre o Instituto da Conservação da Natureza através do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve e diversas entidades locais entre as quais a ALGAR.

A parceria estabelecida tem como como finalidade a conceção e desenvolvimento do projeto “A Semana da Ria Formosa”, a realizar todos os anos no mês de abril.

Esta é uma iniciativa dirigida à comunidade escolar dos concelhos do PNRF que pretende difundir informações, estimular o conhecimento e práticas que possam incentivar a consciencialização e o reconhecimento da importância da Ria Formosa, contribuíndo para a construção de uma consciência ecológica conducente à preservação do património natural e cultural.

A iniciativa tem como objetivos, proporcionar o intercâmbio e parcerias entre entidades públicas, instituições sociais, cívicas, culturais e entidades privadas numa perspetiva interventiva no meio em que as escolas se inserem.

A perceria pretende ainda, promover a compreensão dos conceitos essenciais relacionados com a biodiversidade, utilização de recursos e proteção do meio ambiente que devem fundamentar a ação humana no plano individual e comunitário.

A cerimónia de assinatura do acordo decorreu no Dia Mundial das Zonas Húmidas, na sede do Parque da Ria Formosa/ Centro de Educação Ambiental de Marim. O evento iniciou com a abertura da exposição “Plantas ameaçadas em Portugal”, cedida pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, seguindo-se o Seminário ”A descoberta da Ria Formosa à Luz da Ciência participativa”.

Na sequência da assinatura da referida parceria, já está previsto um conjunto de atividades para a semana de 4 a 8 de abril, destinadas às escolas da região, cujo tema central será a Ria Formosa. Inclui ações como: trabalhos escolares sobre a Ria Formosa, caminhadas, descoberta do meio, observações da fauna e flora, voluntariado ambiental, nomeadamente ações de limpeza para a remoção do chorão e sensibilização sobre espécies invasoras e microlixo, entre outras iniciativas.

Todas as ações/atividades a desenvolver, sempre que se justifique, serão registadas como Eco Eventos|ALGAR, ou seja, eventos que asseguram a gestão dos resíduos que produzem, garantindo o seu correto encaminhamento para a reciclagem/valorização. O apoio prestado neste âmbito consiste na realização de ações de sensibilização, distribuição de informação e sacos para a separação seletiva dos resíduos recicláveis.

A ALGAR salienta que este tipo de parcerias são fundamentais, pois desta forma ressalta-se a importância da educação e conscientização ambiental para a preservação dos valores da fauna e flora e da sua contribuição para o Ambiente como um todo. A Ria Formosa deve ser otimizada e a sua área preservada, fator de forte atração turistica para a região do Algarve.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.