As Ciências Polares em debate na Universidade do Algarve! - Algarlife As Ciências Polares em debate na Universidade do Algarve! - Algarlife

As Ciências Polares em debate na Universidade do Algarve!

A 5.ª Conferência Portuguesa de Ciências Polares, vai ter lugar no próximo dia 1 de novembro, no anfiteatro verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Campus de Gambelas, uma realização do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Centro de Estudos Geográficos.

Tendo como tema a “Investigação de Fronteira nas Fronteiras do Planeta”, a conferência pretende mostrar a excelência da ciência polar portuguesa no panorama nacional e internacional, debater os caminhos de afirmação e os novos desafios da investigação nas ciências da terra, da vida, da química e da física, e ainda das ciências sociais, nos pólos e nas comunidades circundantes, e fomentar a cooperação nacional com países estratégicos para parcerias no Ártico e na Antártida.

Estarão reunidos na Universidade do Algarve investigadores, estudantes, professores do ensino básico e secundário, representantes de entidades oficiais e outros interessados para apresentar e debater os resultados científicos do último ano, mas também para pensar as estruturas e logísticas nacionais e  identificar oportunidades científicas e colaborações.

De entre o reputado painel de convidados internacionais, destacam-se o Prof. Doutor Hans-Otto Pörtner, que para além de liderar o painel de Sistemas do Oceano é igualmente membro nuclear da equipa do Relatório Síntese do Painel Intergovernamental em Alterações Climáticas (IPCC); o Prof. Doutor António Quesada Del Corral, coordenador  do Programa Polar Espanhol; e o Prof. Doutor Mark Mallory, especialista em aves e habitats marinhos no Canadian Wildlife Service.

Paralelamente a esta iniciativa, está a decorrer na cantina do campus de Gambelas, até ao dia 4 de novembro, uma exposição fotográfica intitulada “Nos limites da Ciência: a investigação portuguesa no Ártico e na Antártica”, organizada pelo Instituto de Educação e Cidadania (IEC) e pela 5.ª Conferência Portuguesa de Ciências Polares.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »