ARS Algarve reforça prestação de cuidados de saúde!

17

A Administração Regional de Saúde do Algarve informa que entre os meses de julho e setembro, a articulação entre os três Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES), vai reforçar a capacidade de assistência nas unidades de cuidados de saúde primários da região, de forma a garantir um atendimento seguro e de qualidade à população residente e turística nos cuidados de saúde.

Nos meses de Verão regista-se um considerável aumento de fluxo de pessoas na Região, nesse sentido, a ARS Algarve vai, à semelhança dos anos anteriores, criar as condições necessárias para assegurar a prestação de cuidados de saúde, nomeadamente, com o alargamento do horário de atendimento e reforço das consultas de atendimento complementar nos concelhos do litoral onde se regista habitualmente a maior afluência de turistas.

Através do protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa no âmbito do Plano de Verão, de 30 de junho a 15 de setembro, a ARS Algarve disponibiliza 32 Postos de Praia distribuídos ao longo da costa algarvia, com o horário de atendimento entre as 10:30 e as 19:30, com o objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

Desde 2010, que os recursos afetos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

A Rede de Urgência e Emergência Hospitalar, na região do Algarve, dispõe de 4 Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, um Serviço de Urgência Médico e Cirúrgica no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Portimão), e um Serviço de Urgência Polivalente no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Faro), com atendimento 24/24 horas.

No comunicado dirigido às redações, a ARS Algarve, adianta que se aguarda para breve, um reforço de recursos humanos, nomeadamente de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais.

A Administração Regional de Saúde do Algarve tem vindo a adotar as medidas necessárias para fazer face a eventuais carências de profissionais na área da saúde na região, de modo a garantir o normal funcionamento de todos os serviços de saúde.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.