ARS ALgarve associa-se à Semana Europeia do Teste do VIH!

17

A ARS Algarve está a divulgar a realização do “Dia do Teste do VIH” nos Centros de Saúde do Algarve, associando-se às comemorações da 1ª Semana Europeia do Teste do VIH e do Dia Mundial de Luta Contra a Sida em 2013. Segundo a nota da ARS, nos Centros de Saúde e Unidades Móveis, os testes são rápidos e gratuitos, com resultados disponíveis em 30 minutos.

No calendário dirigido à redações, é indicado o dia 3 de Dezembro para a realização dos testes, nos Centros de Saúde do ACES do Sotavento, que inclui, Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Stº António e Tavira e no ACES Central que respeitante a Olhão, S. Brás de Alportel, Faro, Loulé e Albufeira.

Nos Centros de Saúde do ACES do Barlavento o calendário refere Aljezur a 3 de dezembro, Lagos e Portimão a 4 de dezembro, Silves a 5 de dezembro e Monchique no dia 12 de dezembro.

Para realização do teste, os interessados devem dirigir-se à sua equipa de saúde, quando se trate de utente que não tem médico de família, deve dirigir-se à equipa de saúde que atende os utentes nestas circunstâncias.

As Unidades Móveis vão realizar igualmente os testes VIH, no Centro Comercial Continente de Portimão, em parceria com o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, a 30 de novembro, das 10h às 22h e em Faro, numa parceria com a Associação para o Planeamento da Família e o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, no dia 1 de dezembro.

Estas atividades permitirão reforçar a intervenção em deteção precoce da infeção VIH, que habitualmente é realizada nos Centros de Saúde da Região, junto da população em geral e das populações mais vulneráveis.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.