Algarve - Paraíso Para Ciclistas - Algarlife Algarve - Paraíso Para Ciclistas - Algarlife
Algarve - Paraíso Para Ciclistas

Algarve – Paraíso Para Ciclistas

Quando foi a última vez que parou para recuperar o fôlego junto a algumas das mais belas praias do mundo? Se faz parte do grupo de pessoas que não consegue deixar de pensar na sua próxima aventura sentado ao selim, este artigo é para si.

Nele poderá descobrir alguns dos motivos que levam o Algarve a ser considerado uma das mais apelativas zonas do país para pedalar. A região tem conquistado cada vez mais adeptos da modalidade, quer pelo seu enorme contributo para um estilo de vida saudável, quer por permitir conhecer intimamente os diversos pontos encantadores que nos esperam.

O Algarve tem inclusive tomado parte em diversas iniciativas internacionais para promover a região como destino turístico ativo graças a muitas das suas caraterísticas. Algumas das suas principais caraterísticas são incontornáveis, entre as quais destacamos as seguintes.

Clima Sem Igual

Seguramente que já o sabe. Este ponto que pesa muito a favor da região em muito a coloca entre as principais escolhas de férias para inúmeros nacionais e estrangeiros. O mesmo é igualmente apelativo para descobrir os seus recantos, sentado na sua bicicleta.

Quer já tenha o privilégio de viver no distrito de Faro ou apenas queira uma mudança de cenário, o clima ameno durante grande parte do ano convida sempre a uma volta de bicicleta. Por norma menos chuvoso do que outras regiões do país, aqui a primavera parece sempre começar um pouco mais cedo enquanto o inverno tarda em chegar.

Viver no Algarve torna-se assim muito tentador. Com um custo de vida inferior a Lisboa e um misto de praia e natureza sempre ao seu dispor, existe sempre uma desculpa para sair a pedalar estrada fora.

A Estrada é Sua

Não estamos necessariamente a falar da EN125. Nem sequer precisa de pedalar até muito longe para encontrar excelentes locais onde a estrada parece estar apenas à sua disposição. Quer se perca por lugares como Tavira, Estoi ou Pechão, existem incríveis segredos do Algarve que o convidam a um profundo relaxe e conexão com a natureza.

Sem ter que estar constantemente preocupado com o trânsito intenso, poderá facilmente encontrar locais para desfrutar onde só muito ocasionalmente se cruzará com um veículo motorizado.

Independentemente do local que acabar por escolher, não se deixe levar pelo silêncio e por ser o único na estrada. As medidas de segurança básicas devem ser sempre observadas.

Desafios a Superar

Absorva as seguintes palavras: Serra do Caldeirão. Se procura um desafio à altura (literalmente), vai encontrá-los para todos os níveis e estilos. Desde percursos de BTT junto às falésias mais belas do Algarve, passando pelas íngremes encostas da serra, um sem-número de oportunidades para se superar esperam por si.

Não precisa de atacar logo a serra, pois toda a diversidade geográfica da região tem algo apropriado para lhe oferecer. Melhor que tudo, poderá ir aumentando o seu nível de exigência com novos desafios a cada saída.

Se der consigo num desafio difícil de superar, não desespere. Tudo aquilo que sobe pode, assim que o desejar, voltar a descer!

Um Convite a Todos

Tal como indicámos, existem locais ideais para todos os géneros de ciclistas. Independentemente do grau de experiência de cada um, algo parece pensado na perfeição para nós. Quer sejam as animadas ruas de Albufeira para os adolescentes ou os arredores de Lagos para sair em família, diversidade é o termo que melhor define a região.

Entre natureza verdejante, zonas ribeirinhas e ciclovias, a grande dificuldade é precisamente saber por onde começar. Se optar pela altura ideal do ano já sabe o que o pode esperar após uma manhã a pedalar: uma merecida pausa junto ao mar!




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »