Faro, Tavira e Portimão são três das cidades algarvias que se associam a mais de vinte cidades portuguesas numa homenagem a José Saramago, com a exibição do documentário “José e Pilar” da autoria de Miguel Gonçalves Mendes.
No Algarve, os Cineclubes de Faro em parceria com Universidade do Algarve, o Cineclube de Tavira e o Museu Municipal de Portimão, são as entidades que esta terça-feira participam na homenagem nacional, que assinala a passagem do terceiro aniversário da morte do Nobel da Literatura.
A efeméride terá o seu ponto alto com com a exibição simultânea do documentário de Miguel Gonçalves Mendes, ‘José e Pilar’, na sua versão comercial de duas horas, em mais de duas dezenas de cineclubes e entidades que se juntaram à iniciativa conjunta da Fundação José Saramago e da Fundação Lapa do Lobo.
“José e Pilar”, co-produzido pelos irmãos Almodovar e por Fernando Meirelles, é um dos mais bem sucedidos e reconhecidos documentários nacionais tendo sido indicado por Portugal ao Óscar de melhor filme em língua estrangeira em 2011.