Alcoutim e EDP acordam introdução LED na iluminação pública - Algarlife Alcoutim e EDP acordam introdução LED na iluminação pública - Algarlife
Alcoutim e EDP acordam introdução LED na iluminação pública

Alcoutim e EDP acordam introdução LED na iluminação pública

A Autarquia de Alcoutim e a EDP, formalizaram um protocolo, que visa a substituição da atual tecnologia de iluminação pública, constituída por luminárias de vapor de mercúrio e equipamentos obsoletos, por tecnologia LED, o que vai proporcionar uma redução de custos e uma melhor qualidade da iluminação.

O protocolo assinado pela duas entidades, promove a introdução progressiva das luminárias LED como material de uso corrente na iluminação pública, ao abrigo dos atuais contratos municipais de concessão de distribuição de energia elétrica.

A tecnologia LED tem evoluído significativamente nos últimos anos, com grandes repercussões ao nível da diversidade de oferta e da redução de preços. Numa perspetiva económica, a tecnologia LED é hoje claramente mais interessante do que a tecnologia de vapor de sódio de alta pressão (VSAP), em particular devido à qualidade e eficiência energética.

Com base nestes pressupostos a autarquia e a EDP Distribuição entenderam ser oportuno que as partes acordassem a revisão do Anexo I ao Contrato Tipo de Concessão. Nos termos do Protocolo, será dada prioridade à criação de novas redes de iluminação pública.

As novas redes de iluminação pública já serão constituídas por luminárias LED, ao mesmo tempo que de forma progressiva, serão substituídas as luminárias antigas e os equipamentos obsoletos ou em mau estado de conservação. Toda a conservação, reparações e reforços das redes, continuam a ser asseguradas pela EDP Distribuição.

Esta iniciativa permite reforçar a aposta na eficiência energética e na gestão inteligente das redes, com manifesta melhoria na qualidade de serviço. As medidas a adotar não só terão impacto na área ambiental como permitirão uma maior economia de custos.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »