Águas do Algarve lançou concurso para obra em Altura! - Algarlife Águas do Algarve lançou concurso para obra em Altura! - Algarlife

Águas do Algarve lançou concurso para obra em Altura!

A Águas do Algarve, S.A., acaba de lançar o Concurso Público para realização da empreitada que fará a Ligação do efluente de Altura à EE2 do Subsistema de Vila Real de Santo António, uma obra com valor previsto de 130.000 euros.

Esta empreitada visa a construção de um intercetor gravítico com características de infraestrutura em Alta, com função única de transporte, sem ligações domiciliárias, recolhendo da rede em “baixa” em 4 pontos principais e desenvolvendo-se paralelamente a coletores existentes, possibilitando desta forma a desativação da Estação Elevatória de Águas Residuais da Altura, infraestrutura da responsabilidade do Município de Castro Marim.

Atualmente a referida instalação apresenta um elevado grau de degradação, tendo que se intervir na sua reabilitação e além deste facto, o custo de exploração aumentava, na componente elétrica, pois o caudal que aflui a esta elevatória corresponde a mais de metade da bacia da rede da Altura, e é elevado nesta instalação, sendo o mesmo caudal também elevado na Estação Elevatória de Aguas Residuais da Altura.

Trata-se de uma alteração benéfica, tanto para o município como para a Águas do Algarve, SA. Ao fazer-se a ligação gravítica ao coletor do Sistema da Águas do Algarve, S.A., o Município deixa de ter custos de exploração com esta elevatória, desativando-a e a Águas do Algarve, deixa igualmente de ter custos de energia referente à bombagem deste caudal na referida Estação Elevatória da Altura, drenando diretamente para a Estação Elevatória de Aguas Residuais 2 da Altura.

Com esta solução, minimiza-se também o atual problema demonstrado de falta de capacidade da Estação Elevatória de Aguas Residuais1 da Altura na Época Alta, em que durante as horas de ponta, aumenta a dificuldade em atender a todo o caudal afluente a esta.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »