Aguas do Algarve lançam concurso para ETAR na Companheira - Algarlife Aguas do Algarve lançam concurso para ETAR na Companheira - Algarlife

Aguas do Algarve lançam concurso para ETAR na Companheira

A Águas do Algarve, S.A., já lançou o Concurso Público Internacional para a Conceção-Construção da nova ETAR da Companheira, com um Preço Base de 12 milhões de euros.

Com a nova ETAR passarão a ser servidas para além da rede já existente, a freguesia de Estômbar, lugares de Estômbar, Calvário e Mexilhoeira da Carregação no concelho de Lagoa e Monchique a sede de Concelho.

Com o sistema atualmente existente, a denominada ETAR da Companheira, estão a ser servidas, as povoações de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão (concelho de Portimão), Ferragudo e Parchal (concelho de Lagoa), Brejão e caldas de Monchique (concelho de Monchique).

A construção da nova ETAR permitirá desativar a atual ETAR de Companheira cuja linha processual de tratamento consiste num sistema por lagunagem, que inclui tratamento preliminar (gradagem e remoção de areias), e duas linhas de lagoas em paralelo, cada uma delas constituída por uma lagoa anaeróbia, seguida de uma lagoa facultativa e uma única lagoa de maturação comum às duas linhas.

A linha de tratamento da solução base preconizada no proposta de concurso para a nova ETAR passa pelo tratamento da fase líquida o qual envolve o tratamento preliminar, homogeneização e equalização, tratamento secundário e tratamento terciário, tratamento da fase sólida que envolve o espessamento e desidratação e tratamento de odores através de  desodorização.

A desativação da ETAR existente é justificada pela limitada capacidade para fazer face às condições de afluência, quer qualitativas, quer quantitativas, pela necessidade de cumprir os requisitos de qualidade estabelecido pela Associação Portuguesa do Ambiente para o efluente tratado, objetivo este que não é alcançável com a atual linha de tratamento, e, também, pela necessidade de minimizar ou praticamente erradicar os maus cheiros que se fazem sentir nas imediações da instalação.

A atual ETAR da Companheira localiza-se no concelho de Portimão, a Nordeste da cidade, no sítio do Bom Retiro – Companheira, ocupando uma área de cerca de 23 ha. Na contiguidade da ETAR existente, foi disponibilizada, pela Câmara Municipal de Portimão, uma área com cerca de 4 hectares, para a construção da nova ETAR da Companheira.
O projeto deverá considerar um horizonte temporal de 21 anos. O ano de arranque desta ETAR é o ano 2016 e o ano horizonte de projeto é o ano de 2037.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »