A TOYOTA GAZOO Racing enfrentou um primeiro e difícil desafio na prova de abertura da temporada, o Qatar 1812 KM, tendo no entanto conquistado pontos valiosos para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), mas longe das classificações conquistadas nos mundiais dos últimos anos, apesar do esforço e determinação da equipe.
Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries no GR010 HYBRID(#7) procuraram maximizar o potencial do carro, mas não foram além do sexto lugar, tendo no entanto marcado pontos significativos a contar para o Campeonato do Mundo.
Os campeões mundiais em título, Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, no GR010 HYBRID (#8), lutaram arduamente após um início difícil, mas terminaram em 10º lugar numa prova onde competiam 19 hipercarros, incluindo Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot e Porsche.
Para Kamui Kobayashi, diretor de equipe e piloto, no carro nº 7 : “Infelizmente nesta primeira corrida da temporada lutamos durante toda a corrida para encontrar um desempenho forte. Terminar em sexto foi o melhor que conseguimos alcançar hoje, e não era isso que esperávamos ao vir aqui. Obviamente, o nosso carro não era adequado para este circuito; é surpreendente o quão desafiador este evento tem sido para nós. Mas, apesar das dificuldades, todos os membros da equipe trabalharam muito para somar pontos com os dois carros. Os pilotos não cometeram erros e os engenheiros e mecânicos também tiveram um ótimo desempenho. Vamos olhar para tudo nesta corrida e trabalhar duro para voltar mais fortes em Ímola.”
Catar 1812 KM – Resultado Final
1º #6 Porsche Penske (Estre/Lotterer/Vanthoor) 335 voltas
2º #12 Equipe Hertz JOTA (Stevens/Ilott/OTAN) +33,297 segundos
3º #5 Porsche Penske (Campbell/Christensen/Makowiecki) +34,396 segundos
4º #2 Cadillac Racing (Bamber/Lynn/Bourdais) +1 volta
5 ª #83 AF Corse (Kubica/Shwartzman/Ye) +1 volta
6º #7 TOYOTA GAZOO Racing +1 volta
10º #8 TOYOTA GAZOO Racing +2 voltas