A Cultura e animação foi o tema do debate em Castro Marim! - Algarlife A Cultura e animação foi o tema do debate em Castro Marim! - Algarlife

A Cultura e animação foi o tema do debate em Castro Marim!

O debate sobre cultura e animação que teve lugar no passado sábado, no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, reuniu dirigentes associativos, autarcas e a comunidade castromarinense, cujas conclusões, apontam para a necessidade de melhorar a comunicação e articular a programação de eventos, entre os vários agentes culturais.

O debate teve início com a apresentação de um documento síntese acerca da política cultural do município, organizado pela Unidade Orgânica de Educação, Ação Social e Cultura e Desporto da autarquia, através do qual a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Filomena Sintra, deu a conhecer a oferta cultural do concelho, o papel das associações na produção de eventos e a existência de equipamentos municipais que potenciam a cultura.

Ao longo de mais de três horas foram debatidas diversas questões, nomeadamnte a defesa intransigente da identidade cultural de Castro Marim, a realização das jornadas de história de Castro Marim, a dinamização dos equipamentos culturais, o Plano de Gestão Global dos Patrimónios de Castro Marim e a oferta turística cultural do concelho.

Uma das matérias consensuais entre os vários intervenientes neste fórum teve a ver com a necessidade da criação da Agenda Cultural do Município, que retrate fielmente a promoção e divulgação dos eventos realizados pelas associações locais e produtores culturais, que trabalham para afirmar culturalmente, Castro Marim.

A encerrar o debate, Francisco Amaral o presidente da Câmara Municipal, agradeceu a disponibilidade das forças vivas da terra para debater um tema de grande acuidade como é o caso da cultura, lembrou que vivemos um período de vacas magras e que é preciso canalizar os escassos recursos financeiros disponíveis, para o abastecimento de água ao domicílio e acudir a todos aqueles que socialmente estão a atravessar situações difíceis.

Ainda assim, o executivo que lidera não deixará de continuar a apostar na cultura, visto que a mesma é um fator de desenvolvimento que qualifica a oferta turística do concelho.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »