A ALGAR alerta para a separação dos resíduos recicláveis - Algarlife A ALGAR alerta para a separação dos resíduos recicláveis - Algarlife

A ALGAR alerta para a separação dos resíduos recicláveis

A ALGAR acaba de anunciar um record absoluto na recolha de resíduos no Algarve, com a recolha no passado dia 10 de Agosto, de um total de 290 toneladas de resíduos indiferenciados, na Estação de Transferência de Albufeira, uma das instalações da empresa, que serve de ponto intermédio, que são depois transportados para o Aterro Sanitário de Portimão.

A empresa faz mais uma vez um alerta para a conveniência em separar os resíduos, de forma a agilizar o consequente tratamento, reduzindo tempo no processamento e custos aos municipios, contribuindo de forma decisiva para a qualidade ambiental, um aspeto que cada vez preocupa cidadãos e entidades do setor.

Para o Prof. Artur Cabeças, presidente da ALGAR, “no Verão a afluência da população sazonal, quase que triplica na região, provocando um elevado aumento na produção de resíduos no Algarve. – Se todos fizerem a correta separação, as Câmaras reduzem os custos associados ao tratamento dos resíduos, pois os recicláveis colocadas no ecoponto evitam o seu desperdício no aterro, não aumentam o custo por tonelada para o Município e consequentemente para o cidadão, beneficiando todos com esta boa prática cívica e ambiental”.

Com a chegada das festas de Verão, a ALGAR tem contribuído para que os resíduos de embalagens recicláveis produzidos sejam na sua totalidade encaminhados para a reciclagem.

“Os pratos e copos de plástico, as garrafas de vidro e as caixas de cartão são os resíduos que mais se produzem nestes locais”, diz o Engº José Macário Correia, administrador da Algar, adiantando que: “Os resíduos recicláveis devem ser separados dos resíduos indiferenciados, de modo a evitar a sua deposição em aterro. Este material após tratado pode ser transformado em matéria-prima para o fabrico de novos produtos. Por exemplo, com cinco garrafas de água de plástico de 1,5lt, é possível obter fibra têxtil suficiente para a produção de uma t-shirt tamanho XL”.

A empresa instalou ecopontos e distribuiu sacos coloridos para a deposição dos resíduos de embalagens recicláveis junto de entidades organizadoras de eventos na região, tais como “Festa do Desporto”, “Black & white”, “Lagoa Jazz”, “Mercado de Culturas”, “34.ª Concentração de Motard de Faro”, “Doce Conventual” e a “13.ª Edição Festival Didgerido”, além disso garantiu a sua recolha e dessa forma permitiu que a população, mesmo estando de férias, continuasse a fazer a separação dos resíduos recicláveis.

A ALGAR recorda que quando se organizam eventos, existem sempre opções que se podem tomar, por forma a minimizar o impacte ambiental. A agenda da região é vasta e já neste mês de agosto, entre outros, temos a decorrer o “Festival do Marisco” em Olhão, “Xll Feira Medieval de Silves”, “Ria FEST 2015”, em Faro, “Sons do Atlântico” em Lagoa, a “Festa da Sardinha” em Olhos de Água, Albufeira, o “Festival da Sardinha” em Portimão e a “FATACIL” em Lagoa.

Desde junho, a ALGAR já recolheu cerca de 6t de resíduos recicláveis produzidos em festas de Verão. O objetivo é minimizar o impacte ambiental que os eventos com elevada concentração de público produzem. “O ambiente e a imagem da região turística do Algarve são fortemente beneficiados, e a correta gestão dos resíduos, ou seja, a separação e encaminhamento de todos os resíduos recicláveis para o ecoponto, permite um ambiente mais limpo e recintos mais agradáveis para os visitantes” .




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »