7ª Edição do Vacinómetro época gripal 2015/2016

17

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur MSD (SPMSD), apresentam pelo 7º ano consecutivo, os resultados da terceira vaga do Vacinómetro®.

Até ao momento, estima-se que tenham sido vacinados contra a gripe sazonal, 63% dos portugueses com 65 ou mais anos, 28% dos indivíduos portadores de doenças crónicas, 51% dos profissionais de saúde com contato direto com doentes e 30% com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos
Segundo o vacinómetro, até ao momento, estima-se que tenham sido vacinados pela primeira vez, 7% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação.

Estima-se que tenham intenção de se vacinar, 17% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação e 22% dos indivíduos com 65 ou mais anos.

A iniciativa conjunta da SPP, da APMGF e SPMSD, vai decorrer durante 5 meses. Os próximos resultados serão divulgados em Março 2016.

Sobre o Vacinómetro

Objetivo – Monitorizar a cobertura vacinal contra o vírus da gripe na época gripal de 2015/2016, junto de quatro grupos de indivíduos pertencentes ao grupo recomendado e a grupos de vacinação prioritária, indicados pela DGS: (grupo 1) indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos; (grupo 2) indivíduos com 65 ou mais anos; (grupo 3) indivíduos portadores de doenças crónicas; (grupo 4) indivíduos trabalhadores em instituições de saúde.

Metodologia – Questionários de aplicação telefónica, através do sistema CATI.

Universo – População portuguesa residente em território continental, com idade compreendida entre os 60 e os 64 anos, ou com idade igual ou superior a 65 anos, ou portadora de doenças crónicas, ou trabalhadora em instituições de saúde, de ambos os géneros e telefone fixo ou móvel.

Amostra: À amostra em causa está associada uma margem de erro de 2,5% para um IC de 95% no total da amostra (n=1509), uma margem de erro de 5,6% para um IC de 95% dentro de cada Target (Doentes Crónicos, Profissões de Risco e 60-64 anos) (n=301, n=301 e n=301 respetivamente) e uma margem de erro de 4,0% para um IC de 95% dentro do Target >65 anos (n=601).




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.