3ªs Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve - Algarlife 3ªs Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve - Algarlife

3ªs Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve

As 3ªs Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve, que decorreram na passada quarta e quinta feira (18/19) no auditório da Escola Superior de Saúde do Algarve, partilharam um conjunto de boas práticas e refletiram sobre o papel da formação no futuro dos cuidados paliativos em Portugal.

Intituladas «Prática Clinica: da formação à concretização», estas 3ªs Jornadas, organizadas pela Administração Regional de Saúde do Algarve, reuniram técnicos, especialistas e representantes das cinco Administrações Regionais de Saúde.

A importância dos cuidados paliativos no contexto atual da saúde, a evolução da formação nas diferentes vertentes dos cuidados paliativos, as diversas perspetivas para os cuidados paliativos no Serviço Nacional de Saúde, os cuidados paliativos pediátricos e a importância da abordagem psicológica no processo de morte em famílias com menores, foram alguns dos temas que estiverem em debate nos dois dias do encontro.

Na sessão oficial de abertura o Dr. Nuno Ramos, destacava o papel da Dra. Fátima Teixeira, “principal impulsionadora da área” para que “o Algarve tenha sido pioneiro nesta área e que neste momento seja uma das Regiões do país com maior taxa de cobertura em cuidados paliativos”.

No final da sua intervenção, o Dr. Nuno Ramos, assegurava que a ARS Algarve vai manter a sua estratégia na aposta da formação “para reforçar as competências dos seus recursos humanos” e deste modo permitir um desenvolvimento sustentado dos cuidados paliativos na Região, avançando que estão “a trabalhar para criar as condições necessárias para que também o ACES Central tenha a sua equipa de cuidados paliativos”, e, deste modo, juntamente com as equipas do ACES Sotavento e do ACES Barlavento, “as respostas sejam ainda mais equitativas territorialmente”.

A Dra. Fátima Teixeira, partindo da sua experiência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos no âmbito da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, partilhou um conjunto de reflexões sobre alguns mitos que ainda existem nesta área tão delicada e realçou a necessidade de reforçar a aposta na formação para que os profissionais possam gerir da melhor forma, questões relacionadas com a complexidade e com os principais problemas decorrentes de situações específicas em cuidados paliativos.

As estratégias de intervenção junto do cuidador, a interação do enfermeiro no processo de comunicação terapêutica em cuidados paliativos, o conforto no serviço de urgência geral na perspetiva dos utentes, os cinco fatores de personalidade e a sua relação com níveis de coping e felicidade em doentes paliativos, a abordagem holística do fim de vida, as boas práticas da terapia ocupacional de cuidados paliativos, foram alguns dos temas abordados pelos diversos profissionais que participaram no segundo dia nas apresentações de comunicações livres quer na forma de comunicação oral quer na exposição de posters, que esteve patente durante o encontro, sendo que a edição deste ano teve como novidade a atribuição de prémios aos autores da melhor comunicação livre e poster.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na sessão de encerramento presidida pela Coordenadora Regional de Cuidados Paliativos da ARS Algarve, Dra. Fátima Teixeira, que aproveitou o momento para elogiar o trabalho de todos os profissionais de saúde que integram equipas e unidades de cuidados paliativos na região e no país, que com o seu empenho e dedicação diária, contribuem para a melhoria continua e sustentada na área dos cuidados paliativos.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »