2ª Edição do Mercado Fora d'Horas em Silves - Algarlife 2ª Edição do Mercado Fora d'Horas em Silves - Algarlife

2ª Edição do Mercado Fora d’Horas em Silves

A 2ª Edição do Mercado Fora d’Horas em Silves, tem programadas três noites dedicadas aos sentidos, a 7 Junho o OLFATO, a 5 de Julho a AUDIÇÃO e a 9 de Agosto a VISÃO, três datas onde o visitante vai poder adquirir bens de produção local e experienciar sugestões da gastronomia local, das 19H00 e as 24H00.

O Mercado Fora d’Horas com entrada livre, vai acontecer no Mercado Municipal de Silves “um evento gastronómico sobre cultura local, com origem num projeto de design comunitário que procura consciencializar sobre as vantagens dos produtos locais envolvendo a comunidade relacionada com o mercado”.

A primeira noite (7 Junho), dedicada aos Cheiros (ervas aromáticas e temperos), cuja programação já foi divulgada, “conta com diferentes atividades, ex: mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática”.

“No decorrer do evento são misturados valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico. O foco da mensagem que se pretende passar aos visitantes, são as tradições alimentares, a cultura local e os produtos de proximidade”.

A organização do Mercado Fora d’Horas é da Junta de Freguesia de Silves, com coordenação de Alexandra Santos e o apoio do Município de Silves.

Este evento tem origem num projeto de design comunitário, Consumirlocal, que explora como o design pode auxiliar a comunidade a relacionar-se com os espaços de consumo e foi concebido no âmbito do Mestrado Design Comunicação para Turismo e Cultura- UAlg-ESEC da Universidade do Algarve UAlg de autoria de Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa, Phd.

Programa de 7 de Junho

OS CHEIROS

O olfato é um sentido com forte ligação à emoção e às memórias.

As plantas e os seus aromas povoam o nosso imaginário coletivo; desde os raminhos de cheiro aos temperos, das tisanas às mezinhas, do campo à jarra de flores estamos rodeados de cheiros e sensações olfativas. Nesta celebração da gastronomia algarvia, que é o Mercado Fora d’Horas declaramos o nosso gosto por todas as ervas e comidas cheirosas.

18.30h-23.30
Mercado Noturno

19h
Sessão de abertura

19h-24h
Exposição dedicada a ervas aromáticas

19h-22h
Zona vigiada de atividades para crianças

19.45h-20.05h
Apresentação produtor do Mercado – Uma vida em torno das aromáticas: Elisabete Feliciano (mediado por Joana Cabrita Martins – Eating Algarve Food Tours)

20.00h-21.00h
Atelier herbário colorido
Dinamizado por Andreia Pintassilgo

20.45-21,15
Música – Amigos da Pedreira

20.40h-21,40h
Conversas sobre Cozinha Tradicional Algarvia – As ervas e os Usos
– com a presença de Eugénia Maria Teresa e Daniela Anastácio

21.30h-22.30h
Música – Tri-ó-deão

21.10h- 22-10h
Workshop – Plantas Aromáticas: como cultivar e consumir – Dinamizador: Lurdes Mateus, Horta da Maluma

21.10 -22-15
Animação de Rua
– Ana Sofia Brito – Malabarismo, Teatro, Fogo

21.50 – 22.20
Empreender localmente – Agricultura Biológica
– com a presença de Ana Rita Simões e Fátima Baiona do Pé de Salsa,
(mediado por António Guerreiro – Eating Algarve Food Tours)

22.25h
Showcooking – Cozinha de Cheiros,
– apresentado por Otília Eusébio, A cozinha é uma farmácia

22.30h-24.00h
Zona lounge
– DJ Vasco Fortes




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.