“100 anos de Cantigas” celebram o Centenário no Cineteatro São Brás!

18

“100 anos de Cantigas” é a proposta cultural do Grupo Musical Veredas da Memória para a noite do próximo sábado, dia 15, no Cineteatro São Brás (21:00), um espetáculo que convida a uma viagem no tempo através da palavra perpetuada em canções que marcaram a história, uma iniciativa que celebra através da música o Centenário do Município.

Organizado pelo Grupo Musical Veredas da Memória, com o apoio da Câmara Municipal e do Museu do Trajo, o concerto conta com a participação de convidados especiais, nomeadamente o Grupo Alegria do Museu, a bailarina Inês Medina, o Fadista Vitor Alves, o guitarrista Cecílio Martins e ainda Bráulio Jesus, na viola.

Fundado em 2001, o Grupo “Veredas da Memória” é composto por 12 elementos enamorados pela música tradicional portuguesa. O seu repertório é constituído por cantares tradicionais, oriundos das diferentes regiões do país, com maior incidência para a tradição etnomusicológica algarvia. Para além de levar a cabo recolhas de cantigas na região algarvia, nomeadamente na zona serrana, executa, em paralelo algumas adaptações de melodias com autoria.

Os objetivos do grupo passam pela preservação, divulgação e enriquecimento, através das adaptações e arranjos que o grupo leva a cabo nos cantares da música tradicional portuguesa.

O Grupo que tem sede em São Brás de Alportel, promove habitualmente a recolha de canções do concelho com o objetivo de apresentar um quadro de tradições que marque a individualidade e identidade culturais são-brasenses, em termos etnomusicológicos.

Os ingressos para este espetáculo especial encontram-se disponíveis na Galeria do Cineteatro São Brás, bem como no próprio dia do espetáculo, na Bilheteira do Cineteatro, pelo valor de 2,00€.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.