Vida e Obra do Dr. João Dias em Catálogo e Documentário

11

É apresentado no próximo sábado (21), no Salão Nobre dos Paços do concelho de Alcoutim, o catálogo e documentário da vida e obra do Dr. João Francisco Dias, médico e benemérito “alcoutenejo”, ato para o qual estão a ser convidados, residentes e interessados em se associarem a esta apresentação.

Os documentos assim bem como o documentário, ficarão posteriormente em exposição, no núcleo museológico Dr. João Dias, que foi inaugurado no passado dia 13 de setembro.

O Dr. João Francisco Dias, médico, era natural de Tenência, freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim, mas foi em Alcoutim que se fixou e exerceu a sua profissão, depois de se licenciar em Coimbra, no ano de 1927. Faleceu em 1955, com apenas 57 anos. A sua memória perpetua-se até hoje, como bom médico e cirurgião extraordinário.

O núcleo museológico, que é uma justa homenagem a esta personalidade, está instalado nas antigas dependências do Hospital da Misericórdia e mostra a biblioteca privada do Dr. João Dias, material de consultório, instrumentos de medicina e material cirúrgico, objetos pessoais, algumas fotografias e jornais da época com referências à sua figura benemérita.

De referir que esta obra custou à Câmara Municipal de Alcoutim cerca de 74.000 euros e resultou de um protocolo celebrado entre a família do Dr. João Dias e a autarquia de Alcoutim.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.