Valores e propriedades da Frambuesa!

1

O orador dizia com toda a convição para a plateia que o ouvia atentamente, “a frambuesa é uma potente arma contra os radicais livres, os conhecidos vilões orgânicos, responsáveis pelo envelhecimento celular, devido à quantidade de antioxidantes que lhe dão forma”.

E prosseguia: “Um estudo comparativo feito pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, comprovou que esta fruta, tem mais 40% de antioxidantes que o morango, por exemplo. O mesmo estudo revelou que uma dieta rica em framboesa foi capaz de reduzir em até 80% a incidência de cancro no cólon”.

Mas na realidade, a frambuesa é mesmo muito rica em carboidratos e fibras (pectina), ideal para repor energias, possui atividade antiviral, anticancerígena e apresenta um alto teor de ácido acetilsalicílico natural.

A framboesa é usada no tratamento de inflamações nas gengivas e garganta. A fibra insolúvel contida nas sementes ajuda a prevenir a prisão de ventre, o reumatismo, as doenças metabólicas, sobretudo contra as doenças de fígado e dos rins, hemorróidas e quadros com febre. Também apresenta propriedades laxativas, diuréticas e antiescorbúticas, sendo usada no tratamento de afecções do fígado e vesícula biliar. Possui ainda propriedades antivirais, anticancerígenas e um alto teor de ácido acetilsalicílico natural.

Outros estudos mostram as suas potencialidades no combate à osteoporose e como tônico muscular durante a prática desportiva. As folhas possuem um efeito antidiarréico e antiinflamatório e são popularmente usadas nas afeções de cólicas intestinais infantis, desordens da menstruação, feridas, inflamação dos olhos, eczemas e erisipelas.

Uma mistura de folhas de frambuesa e de amoreira dá muito bons resultados no ataque ao catarro, ás irritações e inflamações das vias gastro-intestinais, nas diarreias e inflamações do intestino grosso e nas hemorragias por hemorróidas. Nas inflamações das gengivas e de garganta, a infusão das folhas de framboesa pode utilizar-se como calmante.

Propriedades Nutricionais:

A frambuesa é uma fruta rica em sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio. Possui propriedades anti-inflamatórias e contém uma grande quantidade de proteínas e vitaminas A, B1 e B5, manganês, polifenol, ácido gálico e antioxidantes, importantes na eliminação dos radicais livres.

A frambuesa é uma boa fonte de vitamina C e de antocianina, um antioxidante que ajuda o organismo a produzir as células que repelem os vírus e as bactérias invasoras. Ajuda a controlar o colesterol e facilita a digestão e a desintoxicação do organismo.

Composição:

– Folhas: A folha contém ácido tânico, ácido láctico, ácido succínico e ácidos não saturados;

– Fruto:  O fruto contém pectina, glicose e ácidos de fruta.

– Sementes: Da semente de frambuesa isolada e seca ao ar, obtém-se cerca de 13,5 % de um óleo pouco espesso e de cor verde amarelada, com um aroma parecido ao do ácido linoléico, com capacidade de secar, muito parecida com a deste último. Os ácidos gordurosos líquidos são compostos principalmente de ácido ninólico e linoléico. Os ácidos apresentam-se em quantidades reduzidas.

Valor Calórico:

– Cada 100 gramas de framboesa contém 57 calorias e possui aproximadamente 4 gramas de fibras

– Meia chávena de framboesas contém 30 calorias e 15mg de vitamina C.

100 gramas de frambuesa (Rubus idaeus) contém:

Calorias – 57 kcal
Proteínas – 1 g
Gorduras – 0,2 g
Vitamina A – 130 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) – 25 mcg
Vitamina B5 (Niacina) – 0,45 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) – 28 mg
Cálcio – 35 mg
Fósforo – 30 mg
Ferro – 1,5 mg

Sob o ponto de vista terapêutico, a frambuesa é um excitante, pelo conteúdo em frutose, ácidos de frutas e componentes fixos.

O extrato de sumo de frambuesa é utilizado para melhorar o sabor de preparações farmacêuticas e refrescantes, diluido o sumo em água, uma bebida apropriada para doentes com febre, pois sacia e ajuda a tratar.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.