www.Auto-Doc.PT
Home / Atualidade / Economia / Inf. estatística / Utilização de Tecnologias da Informação pelas Famílias!
r468 -->
Imagem: OECD Digital Economy

Utilização de Tecnologias da Informação pelas Famílias!

De acordo com os resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) pelas Famílias realizado em 2013, 66,7% dos agregados familiares residentes em Portugal, têm computador em casa e 62,3% têm acesso à Internet.

Dos inquiridos com idade entre 16 e 74 anos, 64% utilizam computador, 62% acedem à Internet e 15% efetuam encomendas pela Internet.

Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística) estes resultados indicam que apesar de se manter a tendência crescente no acesso das famílias a estas tecnologias, já se verifica um abrandamento no crescimento anual.

Entre 2009 e 2013 verificou-se um aumento significativo, na ordem dos 11 pontos percentuais por pessoa (p.p.) no acesso a computador e de 14 pontos p.p. no acesso à Internet, mas mais de metade deste aumento ocorreu nos dois primeiros anos, registando-se atualmente valores muito abaixo do que seria expectável.

Das famílias com acesso à Internet em casa, quase todas, têm pelo menos uma ligação por banda larga (98,8%), sendo a ligação por cabo a mais referida (43,8%).

Dos restantes tipos de ligação por banda larga evidenciam-se pela sua importância relativa as ligações por rede móvel de banda larga, seja através de pen com ligação USB (30,2%) ou através de telemóvel ou smartphone (28,8%) e a ligação com base na transmissão digital de dados por rede telefónica
(DSL), com 27,0%.

Numa perspetiva regional, destaca-se a região de Lisboa em que 74,8%, 72,6% e 72,3% das famílias residentes referem, respetivamente, o acesso a computador, a Internet e a ligação à Internet por banda larga.

Pelos dados deste inquérito, no Algarve 64,4% dos agregados familiares tem acesso a computador, 61,8% tem ligação à Internet e 61,2% tem ligação através de banda larga em casa.

A região do Alentejo é aquela em que se verificam as proporções de acesso mais reduzidas, nomeadamente o acesso à Internet e banda larga com valores próximos de 50%.

About webEditor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.