ÚLTIMA CEIA recriada no História por Chef Português!

16

O canal HISTÓRIA celebra a Páscoa com a estreia em exclusivo, do já conhecido especial A ÚLTIMA CEIA, que exibe no próximo dia 18 de março, às 21:55 horas.

Chef Henrique Sá Pessoa recria a última Ceia

Chef Henrique Sá Pessoa recria a última Ceia

O canal lançou pelo quarto ano consecutivo, um desafio gastronómico a um chef Português, para a recriação da ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptando-a ao século XXI.

O convidado desta IV Edição, é o Chef Henrique Sá Pessoa que vai confecionar de acordo com o seu estilo e visão pessoal, o menu para os 12 discípulos que escolheu, as 12 pessoas com mais influência na sua vida pessoal e profissional.

A proposta do Chef contempla a apresentação de quatro pratos, entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa, tendo como inspiração alguns ingredientes utilizados na última ceia e privilegiando produtos nacionais e algumas técnicas que utiliza normalmente na sua cozinha.

“Começando pelo pão a escolha recai na alfarroba visto ser um ingrediente pouco utilizado para fazer o pão, auferindo no entanto um sabor amargo que “casa” muito bem com a manteiga fumada que será servida a acompanhar o azeite. Para a entrada a escolha da cavala foi fácil, um dos meus peixes favoritos juntamente com a utilização dos pickles e mostarda, sabores que combinam muito bem e que sempre estão presentes nas minhas ementas. Para o prato de peixe, o peixe-galo tem uma ótima textura para confecionar “á la plancha” e a utilização do mel e gengibre realçam o sabor caramelizado do peixe a contrastar com o sabor ligeiramente amargo do alho francês queimado. Para o prato de carne, a escolha é o borrego com pinhões e molho de pimenta. Sabores fortes e encorpados que casam bem com um vinho tinto com a mesma estrutura e com o doce do puré de maçã para suavizar a mistura. Para a sobremesa e um pouco inspirado no bolo da madeira, as especiarias sobressaem com a textura dos frutos secos e a cremosidade do gelado de gengibre.” – comenta Chef Henrique Sá Pessoa.

Esta recriação foi gravada no restaurante Alma e vai ser emitida em exclusivo no canal HISTÓRIA, a partir do dia 18 de março, pelas 21:55 horas, com repetição até à Páscoa: 16:05h, 17:35h, 19:05h, 21:55h, 23:30h.

Os menus recriados vão fazer parte do cardápio do restaurante Alma na Baixa Chiado, estando disponíveis de 18 a 31 de março, como opção de refeição para os visitantes.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.