Turismo da Natureza representa 23% das dormidas no Algarve - Algarlife Turismo da Natureza representa 23% das dormidas no Algarve - Algarlife

Turismo da Natureza representa 23% das dormidas no Algarve

Um estudo encomendado pela Região de Turismo do Algarve (RTA) e agora divulgado, conclui que o turismo de natureza representa 23% das dormidas na região e propõe às empresas dedicadas a este segmento uma oferta integrada, para reforçar as potencialidades do destino.

O mesmo documento revela que desde 2009 se verificou um crescimento do número de empresas nesta atividade na ordem dos 50% e que entre 2012 e 2013 o volume de negócios das empresas de animação turística na região, cresceu 17%.

Os autores do estudo, sugerem uma estratégia integrada ao nível do marketing, um reforço em ações na promoção externa e na aposta em eventos de projeção internacional, na área do turismo de natureza como contributo para a consolidação da estratégia regional de turismo.

“A oferta regional deve assentar numa ótica de sustentabilidade, focando a conservação e preservação dos ambientes naturais, a melhoria do bem-estar das populações locais e a valorização dos recursos culturais”, refere-se nas conclusões do estudo.

Para Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve em declarações à Agência Lusa a propósito, “Ligado ao turismo de natureza temos a identidade da região, o património, a cultura, o artesanato, a gastronomia e os vinhos. Temos um conjunto diversificado de produtos que, só por si, são importantes mas que interligados podem fazer a diferença”.

A propósito do estudo, o presidente da RTA, afirma qu “As conclusões são muito direcionadas para a reorganização dos produtos, ou seja, para o trabalhar em partilha, para uma interligação entre os agentes do setor”, lembrando que este segmento turístico abrange diferentes nichos, como a observação de aves, o surf ou o pedestrianismo.

O estudo que carateriza a atividade relacionada com o turismo de natureza no Algarve, foi encomendado pela RTA, havendo outros estudos em curso, com o objetivo de desenvolver um plano de marketing estratégico para o turismo algarvio, que permita afirmar a região como destino turístico de excelência.

Desidério Silva adiantou à Lusa que já apresentou as conclusões do estudo aos empresários de animação turística da região, numa reunião onde apelou à criação de uma oferta integrada competitiva a nível internacional, no âmbito do segmento.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »