The Algarveans doam cheque de receitas à A.O.A. - Algarlife The Algarveans doam cheque de receitas à A.O.A. - Algarlife

The Algarveans doam cheque de receitas à A.O.A.

O Grupo de Teatro Experimental Algarveans de Lagoa, fez recentemente a entrega à Associação Oncológica do Algarve (A.O.A.) de um cheque no valor de 11.182€, destinados à Casa Flôr das Dunas, que aquela associação vai construir, para apoiar doentes carenciados em tratamento.

O valor agora entregue pela Algarveans à A.O.A., é proveniente das receitas obtidas com os espetáculos da peça “Calendar Girl´s” da autoria de Tim Firth, que foram à cena em Lagoa de 27 a 29 de Junho e que tiveram um sucesso extraordinário. Os Algarveans juntaram ainda à receita obtida com a peça, a receita da venda de Calendários com o mesmo tema e de sorteios realizados por este grupo de Teatro Experimental.

A Casa Flôr das Dunas que será construída ao lado da Unidade de Radioterapia do Algarve, (uma outra iniciativa da A.O.A), em terreno já doado pela Câmara de Faro, vem preencher uma lacuna, que desde há muito se fazia sentir, sobretudo para doentes de cancro em tratamento hospitalar, sem meios ou conhecimentos na cidade.

The Algarveans

[box type=”note” align=”aligncenter” width=”620″ ]The Algarveans (or to give them their official Portuguese name, Os Algarvios Teatro Experimental) are an amateur drama group based in the Algarve, Portugal.
We aim to produce two plays a year and an annual Pantomime. We are an active group who have members from the multicutural background we inhabit, however we do perform our productions in English.
Currently we perform our shows at the beautiful Lagoa Auditorium, which seats up to 300 for each performance, occasionally we perform shows at the equally impressive Lagos Cultural Centre. The group benefits from having members of all ages, the youngest being aged 10 to others in their 80s, we are an inclusive group and do not audition for membership, although we do have informal audtions for shows, that said in the pantomimes we try and perform each year there is normally a part for everyone.
There is also a great social side to the group and we try and organise as many events as our production schedule allows (The Algarveans)[/box]

A Associação Oncológica do Algarve

[box type=”shadow” align=”aligncenter” width=”620″ ]É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, fundada em 1994 por um grupo de pessoas com experiência pessoal e profissional na problemática associada ao cancro. É constituída por voluntários.
O Dr. Santos Pereira, médico cirurgião do HDF durante vários anos, sensibilizou-se por este problema e com um grupo de pessoas ligados ao direito e à saúde, dispuseram-se a criar no Algarve uma Associação de luta contra o cancro e apoio ao doente oncológico. Foi este grupo inicial que fundou a Associação Oncológica do Algarve.
O principal objectivo desta Associação é prestar apoio social e humano ao doente oncológico, mediante a promoção de todas as diligências necessárias à sua integração na comunidade.
A AOA construiu um edifício de raiz, com o apoio de fundos comunitários (Interreg III-A) e apoios municipais, onde foi instalada a Unidade de Radioterapia do Algarve, uma vez que não existia tratamento por radiações, na região, e os doentes eram forçados a deslocar-se a Lisboa.
Adquiriu uma Unidade Móvel para Rastreio do Cancro da Mama, até então inexistente no Algarve, através de angariação de fundos com o evento anual Mamamaratona, Programa de Saúde XXI e apoios da comunidade, a qual iniciou o seu trabalho na região em Setembro de 2005.
Foi estabelecida uma parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, para a realização do Rastreio do Cancro da Mama. Essa unidade tem vindo a percorrer todos os Concelhos do Algarve, a fim de fazer mamografias às mulheres cuja idade está dentro do grupo alvo para este tipo de diagnóstico (neste momento entre 50 aos 69).
A Associação Oncológica disponibiliza um Núcleo de Apoio Psico-social que é responsável pela Consulta de Psiconcologia (individual e familiar) e por Terapias de Grupo.  [/box]




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »