Terra de Maio no Azinhal recebeu milhares de visitantes!

20

O Azinhal no concelho de Castro Marim, foi o palco da 8ª edição da Feira Terra de Maio, certame que recebeu milhares de visitantes interessados em conhecer os saberes e sabores mais genuínos da serra algarvia.

Durante 3 dias, de 15 a 17 de maio, a afluência de cidadãos nacionais e espanhóis demonstrou os bons resultados da cooperação entre os três municípios da Eurocidade do Guadiana, Ayamonte, Vila Real de St. António e Castro Marim.

A promoção da Cabra de Raça Algarvia foi o mote deste evento, que tem vindo a crescer e a conquistar espaço no calendário de programação cultural do Algarve e agora também na Andaluzia.

O certame teve como objetivo, promover produtos locais e regionais, resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as respetivas atividades e melhorar o volume de vendas através da comercialização direta.

O Concurso da Cabra de Raça Algarvia animou mais uma vez o certame da Terra de Maio. A competição, que classifica os melhores exemplares da Cabra de Raça Algarvia, contou com a participação de 11 produtores do território do Baixo Guadiana, num total de 55 animais. A entrega de prémios decorreu no domingo.

A Cabra de Raça Algarvia é um animal corpulento, que atinge cerca de 50kg em adulto. Com pelo curto, branco e com malhas castanhas de várias tonalidades, a cabra algarvia resulta de um cruzamento entre a cabra charnequeira do Algarve com a cabra marroquina (no séc. XIX) e do cruzamento posterior com a cabra alpina espanhola (no início do séc. XX).

O número de efetivos da cabra de raça algarvia está em crescimento no concelho de Castro Marim. Além de ser rentável em termos de produção de carne, a cabra algarvia tem um excelente potencial leiteiro, permitindo não só a comercialização do mesmo, mas também a produção de derivados.

O queijo desta cabra é um produto muito procurado e reconhecido pela elevada qualidade e características organoléticas singulares, sendo já vendido em grandes superfícies comerciais e servido nos restaurantes da região.

O Concurso da Cabra de Raça Algarvia foi uma organização da Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) em colaboração com o Município de Castro Marim.

Nesta edição da Terra de Maio, destaque também para a inauguração da exposição “Passeio Fotográfico pela Nossa Serra”, do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim, para a apresentação do Guia de Vinhos do Algarve e, no âmbito da gastronomia, para os “Laboratórios de Gostos”, com conceituados chefs de cozinha e pratos inspirados em produtos da serra algarvia.

A gastronomia local também se fez representar nas tasquinhas, com deliciosas tapas e pratos típicos da região Baixo Guadiana.

Artesanato, folclore e música popular e tradicional, workshops, exposições de animais, exposição de cabras anãs, entre muitas outras atividades, fizeram mais uma edição da Terra de Maio, que, de ano para ano, aumenta o número de visitantes e colaboradores. Nesta edição foram ainda convidados DJ’s para encerrar as noites de sexta e sábado, inovação que aproximou mais jovens do certame.

A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal e teve a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP), da Região de Turismo do Algarve (RTA), da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve, Tertúlia Algarvia, Gran Plaza Tavira, Eurocidade do Guadiana, Qualifica, Associação Odiana e Associação Terras do Baixo Guadiana.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.