Tarás Shevtchenko, ícone Ucraniano homenageado em Faro

7

O Museu Municipal de Faro, associa-se à comemoração dos 200 anos do nascimento de Tarás Shevtchenko (1814-1861), o mais importante poeta ucraniano, considerado o fundador da literatura moderna naquele país do leste europeu. Para assinalar a efeméride, o Museu Minicipal organizou uma exposição que estará patente nos claustros até 16 de Março, e que foi inaugurada pelo Presidente da Câmara, durante as cerimónias da comemoração dos 120 anos do espaço museológico farense.

Na ocasião, o edil de Faro, recordou o poeta Tarás Shevtchenko, como “um ícone ucraniano que se mantém bem vivo como um símbolo mundial de paz e concórdia que todos devemos recordar nestes dias de grande tensão”. E, fez notar, “com o seu exemplo de sofrimento, experimentado nas agruras do exílio às mãos da aristocracia czarista, Shevtchenko não deixou de produzir prolífica obra artística, onde se destacam os poemas épicos de exaltação da alma ucraniana”.

A inauguração desta exposição reveste-se de um simbolismo especial para toda o concelho. Faro tem sido um porto seguro para todos os imigrantes oriundos de vários países do Leste europeu.
Aqui têm sido, na maior parte dos casos, bem-sucedidos no seu desígnio de procurar melhores condições de vida para si e para as suas proles, encontrando também a paz e a segurança que tantas vezes tem escasseado nos países de origem.

Rogério Bacalhau não quis deixar de se dirigir a estas comunidades com uma mensagem muito especial: “uma mensagem de ânimo e concórdia a todas as comunidades imigrantes residentes no concelho, em especial à russa e à ucraniana, que sempre têm mostrado bom senso e amizade. Faço votos de que este exemplo de paz e entendimento entre os povos se propague desde Faro e chegue até às autoridades com responsabilidades, para que se alcance uma resolução pacífica do conflito, terminando assim com este período de grande tensão que a todos espanta e preocupa.”




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.