Sugestão para recuperar, desintoxicar e retomar a forma!

5

Apesar das promessas de mais cuidado e controlo dos excessos alimentares, durante a quadra do Natal, na hora de celebrar e confraternizar, quando as iguarias surgem à frente, esquecemos por completo todas as promessas que fizemos a nós próprios e comemos, bebemos, saboreamos, somamos e empanturramos.

Para uma boa parte do cidadão mais ligado à celebração do Natal, não há promessa que resista à tentação e à repetição da desculpa de que “um abuso não leva ao confuso”.

Porque se trata de uma quadra que é sempre especial, lá entramos pelas filhós, rabanadas, fatias douradas, bolo rei, sonhos e delícias de ovos e de chocolate, antes e depois do bacalhau, do borrego, do leitão ou do cabrito da avó.

E claro, depois dos almoços e jantares fartos, dos brindes, do prova aqui e prova ali, é óbvio que o corpo se ressente, fica mais pesado, energicamente mais débil e com aquela gordurinha extra que sentimos e nos obriga a repensar o amnahã.

Por isso, a nossa sugestão vai para uma ‘Dieta Detox’, feita em 3 dias, composta por proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes para limpar, desintoxicar, repôr energias e voltar a acentuar as linhas fisionómicas, que tanto nos agradavam antes da chegada da quadra de natal.

Daí e por sugestão do site “A Minha Dieta”, propomos uma “dieta detox”,que segundo o editor, consegue em 72 horas, ser excelente para quem tem de recuperar a linha e entrar no novo ano, de forma mais saudável.

Dieta Detox para eliminar as calorias do Natal

A proposta da Dieta Detox pós-Natal dura três dias, deve ser seguida como segue:

Em termos de alimentos, não se deve adicionar nada que não esteja previsto no menu, ex: açúcar, sal e temperos vários….
Em termos de bebidas, nesta dieta apenas está previsto o consumo de água, café ou chá, todas as outras bebidas devem ser evitadas.
Todas as refeições devem ser antecedidas por um copo de água, pelo menos meia hora antes da mesma. Durante o resto do dia, o consumo de água é ilimitado, porque se trata de uma das melhores bebidas para quem está de dieta e pode ser saboreada com algumas rodelas de limão ou lima.
Ao pequeno-almoço pode escolher entre café ou chá verde, normal ou descafeinado, sem açúcar.
A partir do almoço, cada refeição deve terminar com o consumo de uma chávena de chá verde.

Programa para os 3 dias

Pequeno-almoço

Batido composto por:
3/4 de um copo de leite magro, de soja ou de amêndoa;
1/2 banana;
1/2 copo de mirtilos congelados;
1/2 copo de framboesas congeladas;
1/2 colher de chá de canela e 6 cubos de gelo:
Café preto ou chá /opcional;

Almoço

Salada composta por quantidades ilimitadas dos seguintes ingredientes:
Folhas de espinafre, tomate, pepino, cenoura, cebola vermelha, pimento, couve-flor, aipo, brócolos, beterraba e cogumelos, temperada com 1 colher de chá de azeite e vinagre de vinho tinto ou vinagre balsâmico ilimitado

Salada acompanhada de:

1/2 copo de feijão-frade, vermelho ou preto;
1 colher de sopa de noz pecã torrada e picada;
1 toranja
1 chávena de chá verde

Lanche a meio da tarde

1/2 copo de pistáchios sem sal e com casca
1 chávena de chá verde

Jantar

Prato de peixe composto por quantidades ilimitadas de peixe grelhado, assado, cozido ou estufado, aconselha-se o salmão, bacalhau ou halibute, temperado com sumo de limão fresco e pimenta preta.
Acompanhamento: quantidades ilimitadas de brócolos cozidos ao vapor e temperados com sumo de limão fresco e pimenta preta se desejar.
1 chávena de chá verde




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.