Sopa de Lingueirão do livro "Cozinha Regional do Algarve"! - Algarlife Sopa de Lingueirão do livro "Cozinha Regional do Algarve"! - Algarlife
Sopa de Lingueirão do livro "Cozinha Regional do Algarve"!

Sopa de Lingueirão do livro “Cozinha Regional do Algarve”!

O lingueirão que faz parte da lista de bivalves que abundam no Algarve, normalmente apanhado entre marés, dá origem à confeção das mais variadas receitas, como protagonista ou como suplemento, complementando outras receitas desde as que fazem parte da cozinha popular ou tradicional até à muito exclusiva cozinha gourmet.

Apreciado por todo o mundo, é rico em ferro carateriza-se pela frescura de mar, associado ao sabor dos ingredientes com que é confecionado, o que permite aos Chef´s mais credenciados, a criação de pratos de autor, com ou à base de ligueirão, para prazer de todo o bom gatrónomo.

A receita de “Sopa de Lingueirão” que aqui apresentamos faz parte do livro de “Cozinha Regional do Algarve”, uma Edição da Regiãode Turismo do Algarve, entidade que tem apostado na divulgação da cozinha algarvia, como reforço da promoção turística regional, através das mais diversas iniciativas que apoia ou patrocina.

Receita: Sopa de Lingueirão:

INGREDIENTES:

– 1 kg de lingueirão
– 4 cl de azeite
– 150 g de tomate fresco
– 100 g de cebolas
– 120 g de massinhas ou arroz
– 2 ovos
– ½ limão
– ¼ de molho de coentros
– ¼ de molho de salsa
– 1 folha de louro
– sal e pimenta q.b

PREPARAÇÃO:

Lave o lingueirão em água fria, para retirar as impurezas. Coloque um tacho com água ao lume e coza o lingueirão, de seguida escorra o caldo da cozedura utilizando um passador fino e reserve-o num recipiente até o voltar a utilizar, retirando todo o miolo do lingueirão.

Volte a lavar o miolo em água fria mas antes de o trocear em pequenos bocados, deve ter em atenção e retirar a tripa que se encontra por vezes com areia, o que requer cuidado seguido da lavagem em água corrente.

Leve um tacho ao lume, adicione o azeite e deixe aquecer, de seguida junte a cebola picada/fina e a folha de louro.

Entretanto retire os pés aos tomates e escalde-os em água a ferver, para mais facilmente lhes retirar as peles a as sementes. Corte os tomates em cubos pequenos.

Junte ao refogado, sem deixar alourar. Mexa com uma colher de pau. Adicione o caldo onde foram abertos os lingueirões. Tempere com sal e pimenta. Deixe ferver.

Junte o lingueirão, as massinhas e o arroz. Depois da massa cozida, junte os ovos batidos. Mexa com umas varas de cozinha. Adicione umas gotas de sumo de limão, salsa e coentros picados.

Nota: Esta sopa deverá ficar um pouco espessa.

Fonte: Livro de Cozinha Regionaldo Algarve Edição da Regiãode Turismo do Algarve




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »