Software malicioso bloqueia acesso ao computador, exige resgate em Bitcoins

Software malicioso que exige resgate do disco em Bitcoins!

10

O software malicioso tem evoluído perigosamente, agravando cada vez mais o risco para os utilizadores, sobretudo os menos atentos e aqueles que tem tido a sorte de nunca terem sido afetados.

O mais recente alerta chama-se ‘Petya’, é um virus diferente e mais perigoso, por passar ao lado dos habituais processos de encriptação e afetar o sistema de tal forma, que impede o computador de se ligar, e no fim, exige um resgate que tem de ser pago em ‘Bitcoins’.

A notícia é do DN que reporta um alerta da PC World, revista da especialidade, a qual informa que este virus chega por email, com uma proposta de trabalho. “O email contém um link para uma pasta na Dropbox com um arquivo que aparenta ser o currículo do candidato, mas se for descarregado e executado, este arquivo instala o ransomware”.

“Este tipo de software malicioso que pede resgate em Bitcoin pela desencriptação dos ficheiros de um computador infetado é cada vez mais frequente. O Petya é diferente por não encriptar os ficheiros mas sim o “mapa” para os localizar, e por impedir o computador de arrancar, enquanto os outros deixam que o computador funcione normalmente, mas os ficheiros encriptados ficam inacessíveis”.

Segundo relata o DN, “Esta segunda-feira, o FBI pediu ajuda a peritos em segurança informática para ajudarem na sua investigação deste tipo de software”. O dirigente de uma das empresas de segurança, a Carbon Black, afirmou mesmo: “Está-se a transformar numa ciberemergência”.

Notícia completa DN




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.