Sin-Cera promove o 5º Encontro Nacional de Teatro Universitário

11

O Encontro Nacional de Teatro Universitário que irá decorrer de 27 a 30 de Março, é uma iniciativa do Sin-Cera o Grupo de Teatro da Universidade do Algarve, que após um interregno de 16 anos, decide lançar quinta edição do Encontro, um evento que irá favorecer a aproximação dos estudantes da arte cénica, a partilha de experiências e a descoberta de novas formas de expressão e movimento.

Nesse sentido o Sin-Cera está a levar a cabo através de ‘crowdfunding’, uma recolha de fundos, destinados à realização do Encontro Nacional, onde cada um pode fazer uma doação, mesmo que simbólica pelo valor mínimo de um euro, porque segundo a notícia, a idéia é a obtenção de muitos pequenos donativos. Os donativos de valor igual ou superiores a 20 euros, terão entradas gratuitas, em todas as peças que serão apresentadas no Festival, que decorre durante o encontro nacional.

O Sin-Cera, pretende com esta iniciativa, colocar  o concelho de Faro na rota bons festivais de teatro, promover a educação artística, dar a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver em representação da Universidade do Algarve e estimular o gosto do público pelo teatro, criando relações de parceria com outros grupos de teatro universitário.

O Sin-Cera é o Grupo de Teatro da Universidade do Algarve.

[box type=”shadow” align=”aligncenter” width=”620″ ]Constituído desde 1990, celebrando 23 anos de existência como entidade cultural singular a Sul de Portugal, tem sido a plataforma de lançamento de inúmeros projetos culturais de qualidade, bem como um agente formador com um papel de indiscutível interesse para a nossa região. Desde então mantém uma atividade regular e contínua no sector da criação/produção, formação, e divulgação teatral e para-teatral.

O Sin-Cera foi durante vários anos a única companhia de teatro universitário num raio de duzentos quilómetros para uma população de cerca de 1 milhão de habitantes. Até à actualidade formou centenas de estudantes na prática teatral e chegou a um público que ascende aos milhares de espetadores. Participou na origem ou percurso de vários indivíduos e grupos teatrais como o Al-Mashra, a ArQuente e a própria ACTA.

Devido à sua natureza, a sucessão de gerações de jovens estudantes leva à inadiável continuidade da formação artística no seio do grupo, atraindo novos elementos a seguir a sua actividade cultural.

Destacou a sua presença em vários festivais de teatro universitário pelo país, nomeadamente, em Coimbra (BUC, ACTUS), na Covilhã (FTUBI), em Lisboa (FATAL) e no Porto (FETA). Hoje, é habitual convidado em eventos da mesma natureza.

Desde a sua constituição, o Sin-Cera desenvolveu bienalmente um “Curso de Iniciação Teatral”. Desde 2008 a formação tem tido uma frequência anual, dirigida à comunidade Universitária e ministrada sempre por formadores profissionais, entre os quais se destacam Pedro Wilson, Andrzej Kowalski, Pedro Ramos, Francisco Campos, Pedro Pires Pinto, Rui Cabrita e Pedro Monteiro.[/box]




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.