São Brás encerrou contas de 2016 com saldo positivo

São Brás encerrou contas de 2016 com saldo positivo

13

São Brás de Alportel encerrou as contas de 2016 com um saldo no valor de 1.522.842,08 €, resultado de uma gestão financeira criteriosa, equilibrada e rigorosa.

Tendo iniciado 2016 com um saldo positivo na ordem dos 900 mil euros, o Município de São Brás de Alportel apresenta, no final do mesmo ano, um saldo de operações orçamentais muito superior, ultrapassando o valor de um milhão e quinhentos mil euros, que transitou para o orçamento municipal do corrente ano de 2017.

Os documentos da prestação de contas foram aprovados por maioria em reunião de Câmara Municipal, com a abstenção dos vereadores eleitos pelo PPD/PSD e, posteriormente também aprovados por maioria em sede de Assembleia Municipal, que teve lugar no dia 11 de abril, com os votos a favor da bancada do PS e abstenção da CDU e do PSD.

Pese embora apresente um saldo tão elevado, a Câmara Municipal desenvolveu ao longo do ano de 2016, um conjunto de investimentos preponderantes para o concelho, procurando responder às reais necessidades da comunidade local, mediante uma forte aposta na valorização do património histórico e cultural e promovendo o crescimento socioeconómico do município.

A continuidade do programa de apoio às famílias, “Vale + Família” com o lançamento da nova medida Vale “+ Natalidade” e o incremento do Fundo Social de Emergência foram algumas das prioridades.

O ano de 2016 ficou marcado também pelo arranque de um conjunto de projetos estruturantes que aguardavam a disponibilidade do novo Quadro Comunitário de Apoio. O arranque da reabilitação do Largo de São Sebastião e das obras de reabilitação no centro histórico e criação do Espaço Memória, bem como o avançar das obras do novo Parque das Amendoeiras, projeto vencedor do Orçamento Participativo para 2016, e a conclusão da reabilitação da Entrada Nascente, são disso exemplo.

A concretização de trabalhos de pavimentação de caminhos por todo o concelho, a aposta na prevenção de fogos florestais, com maior incidência na abertura de caminhos e na limpeza florestal, a aquisição de novos equipamentos para a equipa da Proteção Civil e o reforço de apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, foram algumas das ações mais relevantes neste ano de 2016 que finda com o balanço de trabalho cumprido e boa saúde financeira.

Muitos outros projetos e iniciativas foram valorizados ao longo de um ano pleno em novos desafios, nas mais diversas áreas de ação: a nível da Educação, um setor valioso na construção de um futuro melhor para todos, foram adquiridos equipamentos e mobiliário imprescindíveis para o bem-estar dos alunos e atribuídos prémios aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas; o respeito pelo meio ambiente, um valor a transmitir aos mais novos, foi reforçado mediante a aquisição de uma viatura elétrica para os Serviços Municipais; e na área Social foi dada continuidade ao trabalho desempenhado pela Loja Social, que apoia perto de duas centenas de famílias carenciadas, ao Projeto Mão Amiga e à dinamização do Centro de Convívio de Parises.

O Município de São Brás de Alportel tem procurado cumprir o compromisso assumido com os são-brasenses, de trabalhar em prol da uma vida com mais qualidade, segurança e conforto, num concelho que prima por uma gestão financeira equilibrada, uma tendência que se tem vindo a comprovar nos últimos anos e que resulta de uma gestão rigorosa e ponderada que coloca as pessoas no centro das decisões.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.