São Brás distribui 100 maletas pedagógicas “Aqui há… Matemática”

São Brás de Alportel promove o estímulo da Matemática

O Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas de São Brás de Alportel foi esta quinta feira o plco da entrega de 100 maletas pedagógicas “Aqui há… Matemática”, iniciativa da autarquia, que pretende ser um estímulo na aprendizagem da matemática.

A aquisição destes materiais integra o Projeto “Aqui há matemática…no Museu” que explora a matemática tendo por base o património local, nomeadamente o Museu do Trajo de São Brás de Alportel, e que terá continuidade pedagógica através da utilização destas maletas.

O projeto teve o seu início com uma formação, sob orientação das educadoras Olga Ludovico e Graça Bernardo, aos educadores de infância e professores do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, no sentido de darem continuidade à aprendizagem da matemática e do património de forma diferente e divertida.

De acordo com os documentos orientadores da Educação Pré-Escolar e programa do 1º CEB, o desenvolvimento matemático nos primeiros anos é fundamental, dependendo o sucesso das aprendizagens futuras da qualidade das experiências proporcionadas às crianças. Estes pressupostos, a par da curiosidade e da apetência natural das crianças para descobrir e experimentar, justificaram a exploração ativa e lúdica do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, tendo em vista a exploração de conceitos matemáticos e o conhecimento do património.

A conciliação destas áreas numa abordagem diferente facilita a absorção de conceitos base, uma conquista que pretende ser fortificada com a aplicação no dia-a-dia dos conteúdos das maletas entregues.

Este investimento da autarquia que aposta na educação e formação das crianças e jovens são-brasenses, reconhece igualmente o trabalho e dedicação de todos os profissionais de educação que além do programa definido pelo Ministério da Educação, investem na aplicação de novos métodos de ensino.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*