São Brás de Alportel homenageia o Drº Estanco Louro - Algarlife São Brás de Alportel homenageia o Drº Estanco Louro - Algarlife

São Brás de Alportel homenageia o Drº Estanco Louro

A Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel celebra na próxima sexta-feira, dia 6, o 12º aniversário de atribuição do nome “Dr. Estanco Louro” como patrono daquele espaço de cultura ao som do recital “Lendas do País do Sul”.

Com início pelas 16h30, este espetáculo protagonizado por Afonso Dias mostra o trabalho de tributo a Ataíde de Oliveira e outros etnógrafos algarvios, em especial o Dr. Estanco Louro. Um recital de canções, poemas e contos tradicionais que conduz o público numa deliciosa viagem pelo Romanceiro e Cancioneiro do Algarve.

Afonso Dias define este momento como “uma viagem pelo Algarve de sonhos e lendas, viagens e aventuras, heróis e moiras encantadas, e inclui também a colaboração de poetas como al Muthâmide, Ibn’amar, João Lúcio, Sophia, Natália … e canções do Algarve.”

O são-brasense Manuel Francisco do Estanco Louro foi advogado, professor, investigador, e notabilizou-se no campo das letras, deixando uma obra volumosa, com diversos estudos nas áreas, desde a linguística – gramática, dialectologia, toponímia, etnografia algarvia, estudos camoneanos e ensaios diversos de literatura portuguesa.

Da sua vasta obra destaca-se até aos dias de hoje a premiada monografia “ O Livro do Alportel”, publicada pela primeira vez em 1929 e que consiste num valioso e exaustivo trabalho sobre São Brás de Alportel. A geografia, a história, a vida social e económica, a vida social, entre outros estudos sobre a dialectologia, o vocabulário, o romanceiro, as cantilenas, os contos, as lendas, entre muitos que preservam até aos dias de hoje a riqueza do território e das gentes de São Brás de Alportel.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »