São Brás de Alportel é exemplar na gestão financeira

São Brás de Alportel é exemplar na gestão financeira

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016, coloca São Brás de Alportel em 12.º lugar no ranking global dos municípios de pequena dimensão, integrados na lista dos 100 melhor classificados globalmente, pela gestão financeira, com resultados comprovados.

Ao nível distrital, São Brás de Alportel é o quinto melhor município na classificação geral e o primeiro município de pequena dimensão de toda a região. Nesta análise são considerados como de pequena dimensão os municípios com menos de 20.000 habitantes, como é o caso de São Brás de Alportel.

O Ranking Global dos Municípios é calculado com base em vários indicadores que são aplicados aos 308 municípios portugueses do continente ao longo do Anuário. Integram o ranking dos 100 municípios melhor classificados, as autarquias que obtiveram a pontuação global mais elevada. A pontuação total possível é de 1.900 pontos, São Brás de Alportel obteve em 2016, 1.254 pontos.

A gestão exemplar são-brasense destaca-se ao nível do passivo exigível dos municípios, um indicador que tem que ver com dívidas de médio e longo prazo, e onde São Brás de Alportel é o 2.º município algarvio melhor classificado, com mais baixo passivo e 39.º a nível nacional. Neste campo, destaca-se ainda uma tendência decrescente de passivo desde 2010, o que e bem demonstrativo da boa saúde financeira do município e da correta gestão dos recursos.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016 avaliou também o índice de dívida total, que consiste na relação entre o endividamento total e a receita corrente. Neste ranking, São Brás de Alportel surge na 2ª melhor posição em todo o distrito de Faro e na 35.ª posição nacional, indicador da meior importância para avaliar a gestão financeira da autarquia que tem revelado uma exemplar gestão dos fundos públicos.

No ranking dos Municípios com menor volume de despesa paga em juros acumulados desde 2006, São Brás de Alportel surge na 30.ª posição.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016 está disponível no sítio da Ordem dos Contabilistas Certificados: https://www.occ.pt/pt/a-ordem/publicacoes/anuario-financeiro-dos-municipios-portugueses/.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*