Câmara Municipal de São Brás de Alportel

São Brás conclui “Dear Student” com balanço positivo!

18

“Dear Student”, o projeto europeu desenvolvido em 6 países, teve por objetivo, promover a educação para o desenvolvimento sustentável, incentivando os jovens a adotar práticas de cidadania ativa.

Com ações em diversas áreas, o projeto funcionou sobretudo como ponto de partida para um desafio integrado e partilhado pelos parceiros de diversos países, nomeadamente, Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Roménia e Bulgária.

O Município de São Brás de Alportel foi a autoridade local representante de Portugal, em parceria com a Associação IN LOCO, associação de desenvolvimento local envolvida, e com os Agrupamentos de Escolas José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, e Pinheiro e Rosa, de Faro.

O Seminário final do projeto ocorreu nos passados dias 11 e 12 de fevereiro, em Sevilha, onde marcou presença a Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, com responsabilidades na área da juventude, acompanhada da representante da Associação IN LOCO, Simone Júlio e de representantes do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

A autarca teve a oportunidade de participar na partilha de experiências, apresentando a execução do projeto em território são-brasense

A pensar no futuro das crianças e jovens, o município de São Brás de Alportel tem vindo a apostar na educação enquanto base fundamental para um desenvolvimento sustentável do concelho. É fundamental envolver os jovens na tomada de decisões e na execução de projetos, promover iniciativas direcionadas para estes grupos sociais e escutar as suas ideias e opiniões.

Atento a esta realidade, o município são-brasense apresenta diversas ações estratégicas a complementar as suas políticas de juventude, como é o caso do gabinete de apoio à juventude, as bolsas de acesso ao ensino superior, o Fórum Municipal da Juventude ou os Prémios Juventude, alguns exemplos de iniciativas da autarquia direcionadas para os mais jovens.

No âmbito do projeto “Dear Student” foram desenvolvidos e concretizados em São Brás de Alportel múltiplos projetos e ações, tais como “Jardins Comunitários”, “Árvores Solidárias”, a elaboração do “Plano Municipal para a Integração de Imigrantes”, a iniciativa “Don’t Waste Our Future” ou o projeto de valorização da Dieta Mediterrânica.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.