Sabores de Outono no Festival Gastronómico de Alcoutim

Sabores de Outono no Festival Gastronómico de Alcoutim

12

Os restaurantes do Concelho de Alcoutim recebem nos fins de semana de novembro, o III Festival Gastronómico “Sabores da Serra ao Rio”, Sabores de Outono que convidam os visitantes a descobrir os aromas e sabores inconfundíveis do concelho de Alcoutim e a autenticidade da sua gastronomia.

Este festival insere-se, “numa estratégia global da Câmara Municipal para fortalecer a promoção turística da região, promover a identidade, a cultura e a gastronomia do concelho de forma a contribuir para a economia local”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Osvaldo dos Santos Gonçalves.

A Câmara Municipal quer surpreender os visitantes não só pela qualidade dos sabores ímpares da gastronomia local, mas também pelo património natural, histórico e cultural do município.

A gastronomia alcouteneja é rica e diversificada, mas simples, com as bases na famosa Dieta Mediterrânica, tendo a proximidade do rio Guadiana, a riqueza cinegética e a agricultura, praticadas no concelho de Alcoutim refletidas na sua gastronomia.

Dependendo da época do ano a refeição pode ser mais ou menos ligeira, apresentando propostas como, os cozidos à montanheiro ou de grão, ou jantares de grão ou de feijão, açordas, ensopados, migas ou pratos tão simples como os arjamolhos, as sopas de tomate, os gaspachos.

Os pratos de caça são distintos e muito apreciados; lebre, javali, o coelho, a perdiz, entre outros, são protagonistas da boa mesa alcouteneja durante a época de Outono e Inverno.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.