Rua da Misericórdia em Faro foi reaberta à circulação

1

A Rua da Misericórdia em Faro já foi reaberta à circulação, terminadas as obras de melhoramento da via de circulação rodoviária e pedonal.

Com esta intervenção, a autarquia informa em comunicado que a obra visou minimizar o conflito existente entre o trânsito automóvel e a utilização pedonal, numa área nobre da cidade, muito utilizada pelos munícipes e por quem visita a cidade, dado o interesse histórico e turístico da zona.

Nesta intervenção foram assim redefinidas as faixas viárias, no sentido de aumentar e melhorar os passeios de ambos os lados, em particular as condições de acessibilidade para todos e efectuada a remoção dos pavimentos em asfalto.

Procedeu-se também à pavimentação com calçada rodoviária de paralelepípedos do troço da Rua da Misericórdia até à Rua do Albergue, incluindo o acesso à Vila Adentro através do Arco da Vila, com ganho de coerência para todo o conjunto de artérias do centro histórico, todo ele já com esta pavimentação.

Foi ainda executada uma passadeira para peões, em cubos de calcário branco e preto, com rampas de acesso aos passeios, entre o Arco da Vila e o edifício da Igreja da Misericórdia.
Finalmente, os trabalhos abrangeram ainda a substituição, por calçada de cubos de vidraço, das lajetas existentes no passeio fronteiro à Igreja da Misericórdia que, para além de muito danificadas, encontravam-se demasiado polidas, tornando-se um pavimento pouco seguro para a circulação pedonal.

O total do investimento foi de cerca de 70 mil euros, divididos em duas intervenções. A mais importante delas orçou em 57.458€ e foi comparticipada em 65% por fundos comunitários (PO Algarve 21).

Este investimento enquadra-se na aposta assumida pelo Executivo de proceder à requalificação de todo o Centro Histórico e Baixa da cidade, o que está a permitir elevar o valor patrimonial e arquitectónico destas áreas, que constituem importante argumento para a afirmação turística do nosso concelho e, consequentemente, para a criação de crescimento económico e desenvolvimento social.

Na oportunidade, a Câmara Municipal agradece ainda a compreensão e a paciência de todos, em especial moradores, transeuntes e lojistas, que viram o seu quotidiano significativamente alterado durante a realização dos trabalhos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.