Rota das Estrelas 2016 no Il Gallo d’Oro no Funchal!

7

A 7ª edição da Rota das Estrelas, o festival gastronómico que ano após ano ganha maior destaque e que já conta com a participação de mais de 60 Chef´s de várias nacionalidades, faz do Funchal o palco de abertura da edição de 2016, no restaurante Il Gallo d’Oro, do hotel The Cliff Bay, grupo PortoBay Hotels & Resorts.

Chef Benoît Sinthon - Il Gallo dOro

Chef Benoît Sinthon – Il Gallo dOro – Funchal

O primeiro evento da Rota das Estrelas 2016 acontece de 19 a 23 de fevereiro, com o Chef Benoît Sinthon a ser o anfitrião no Il Gallo d’Oro, dos 16 Chef´s convidados para esta edição, os quais chegam não só de Portugal Continental, mas também de vários pontos da Europa.

Neste primeiro evento do Festival que decorre na Madeira, para além dos tradicionais jantares servidos à mesa, o programa contempla o já famoso Kitchen Alive, um jantar volante, que conta com a presença de cerca de 300 pessoas e permite uma maior interação dos Chef´s com os participantes, através de demonstrações de show-cooking.

Mas as iniciativas programadas, não se fica pelo hotel The Cliff Bay, abre-se à beleza natural do “Melhor Destino Insular do Mundo” premiado pelo World Travel Awards 2015, inclui um passeio pelo norte da ilha e um passeio de catamarã com a gastronomia, os vinhos, os produtos e sabores locais e as magníficas paisagens sempre presentes.

KITCHEN ALIVE . 19 DE FEVEREIRO . THE CLIFF BAY . JANTAR VOLANTE

Champagne, caviar, mariscos, foie gras, ceviche e sushi, cozinha molecular, vinhos portugueses e internacionais e a presença de vários produtores, enólogos e sommeliers . .. desde o Lobby inferior do hotel, atravessando o restaurante The Rose Garden, tudo conduz até o interior da cozinha, onde as bancadas de cozinha molecular prometem surpreender os que até aqui chegam. Como novidade, nesta edição é possível desfrutar de uma “micro experiência” no Il Gallo D’Oro. Estes 4 ambientes são palco deste jantar único que presta homenagem à gastronomia e ao vinho, com sabores requintados num ambiente descontraído.

Além de Benoît Sinthon participam no Kitchen Alive os Chef´s Erik van Loo / Parkheuvel, Holanda, 2 Estrelas Michelin, Richard van Oostenbrugge / Bord’Eau, Holanda, 2 Estrelas Michelin, José Avillez / Belcanto, Lisboa, 2 Estrelas Michelin, Olivier Barbarin / Châteaux d’Audrieu, França, 1 Estrela Michelin, Henrique Leis / Henrique Leis, Algarve,1 Estrela Michelin, Kiko Martins / A Cevicheria e O Talho, Lisboa, Paulo Morais especialista em comida asiática, Portugal, Joannic Taton / Les Terrasses de Lyon, França, David Faure / Aphrodite, França e Miguel Gameiro / escola Alain Ducasse, Portugal, que vão interagir com o público e partilhar dicas gastronómicas com os mais curiosos. Cada um terá uma estação própria no evento.

VIAGEM AO CENTRO DA ILHA . 20 DE FEVEREIRO . PERCURSO PELO NORTE DA ILHA

Um passeio pelo Norte da ilha da Madeira com passagem pela Encumeada e pelas Grutas de São Vicente, que culmina com um almoço numa casa privada, em pleno coração da floresta Laurissilva, reconhecida pela UNESCO como Património Natural Mundial. Um cenário idílico com várias paragens para degustações e algumas surpresas !!

“SEA NATURE, WINE & MORE . ..” . 21 DE FEVEREIRO . PASSEIO DE CATAMARÃ

Da Serra para o Mar . .. um passeio de catamarã nas águas profundas do Atlântico. Os vinhos vão estar em destaque nesta atividade, que inclui almoço e animação musical.

JANTARES GOURMET . 22 E 23 DE FEVEREIRO . IL GALLO D’ORO

O talento dos Chef´s reúne-se para uma degustação dos melhores produtos locais e do mundo, entre cruzados com as maiores referências vínicas do país. Menu de degustação com pelo menos 6 pratos, acompanhado por uma seleção de grandes referências de vinhos nacionais. O jantar é precedido de cocktail com os Chef´s.

PROGRAMA DIURNO

Em paralelo, o The Cliff Bay promove várias atividades durante o dia tendo por protagonista a gastronomia. Workshops, provas de vinhos, demonstrações culinárias, de bebidas e visitas de interesse gastronómico estão também no programa, que está a ser ultimado para o evento.

Participam nos vários eventos do Festival que decorre até Novembro, quando encerra no Vila Joya no Algarve, os Chef´s convidados:

Michel Van der Kroft (‘t nonnetje, Holanda, 2 Estrelas Michelin), Erik van Loo (Parkheuvel, Holanda, 2 Estrelas Michelin), Richard van Oostenbrugge (Bord’Eau, Holanda, 2 Estrelas Michelin), Dieter Koschina (Vila Joya, Algarve, 2 Estrelas Michelin), Hans Neuner (Ocean, Algarve, 2 Estrelas Michelin), José Avillez (Belcanto, Lisboa, 2 Estrelas Michelin), Olivier Barbarin (Châteaux d’Audrieu, França, 1 Estrela Michelin), Henrique Leis (Henrique Leis, Algarve, 1 Estrela Michelin), Rui Silvestre (Bon Bon, Algarve, 1 Estrela Michelin), Kiko Martins (A Cevicheria e O Talho, Lisboa), Joannic Taton (Les Terrasses de Lyon, França) David Faure (Aphrodite, França), Miguel Gameiro (escola Alain Ducasse, Portugal), Paulo Morais (especialista em comida asiática, Portugal), Julien Boutonnet (Escola Internacional de Pastelaria Olivier Bajard, França), Cristophe Renou (Escola Valrhona, França). E porque o vinho é também protagonista nesta edição, estarão no festival produtores nacionais, enólogos e sommeliers convidados.

ROTA DAS ESTRELAS

O festival Rota das Estrelas percorre o país de Norte a Sul, com incursão a Espanha. Pode ser seguido em www.rotadasestrelas.com, disponível nos idiomas português e inglês. O calendário e as novidades sobre cada restaurante participante, nomeadamente Chef´s convidados, serão atualizados neste website, mais perto da data de cada um dos eventos que se realizam ao longo do ano. Também aqui encontra o “clipping” gerado ao longo dos últimos anos, sendo que a Rota das Estrelas já mereceu cobertura de vários órgãos de referência internacional, tais como o El Mundo, The Independent, Daily Telegraph.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.