Reabilitada a "Fonte Velha ao Poço Novo" em São Brás de Alportel! - Algarlife Reabilitada a "Fonte Velha ao Poço Novo" em São Brás de Alportel! - Algarlife

Reabilitada a “Fonte Velha ao Poço Novo” em São Brás de Alportel!

Foi inaugurada na passada sexta feira (6) a obra de reabilitação da Fonte Velha, a primeira intervenção concluída no âmbito do Projeto de valorização do património “Memórias da Terra – da Fonte Velha ao Poço Novo”, obra que visou a reabilitação deste elemento do património são-brasenses, repleto de memórias do quotidiano de outrora.

Os trabalhos integraram a construção de um novo muro circundante, a limpeza da linha de água, movimentos de terras, revestimentos de pavimentos e lancis, restauro e reconstrução de elementos existentes, colocação de mobiliário urbano, recuperação do lavadouro existente e ainda o embelezamento do local com espaços verdes.

Este investimento da autarquia são-brasense conta com a comparticipação de 65% do Quadro Comunitário de Apoio – Programa PRODER, Subprograma n.º 3, do FEDER.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, vereadores, Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, David Gonçalves, e do Presidente da Associação IN LOCO, Nelson Dias, coordenador do GAL – Grupo de Ação Local, a quem cabe a gestão local do programa de financiamento comunitário PRODER; entre outras entidades e moradores.

O Grupo de Música Tradicional “Veredas da Memória” deu início à sessão, entoando com cantares típicos, alusivos à agua. Seguiu-se uma breve intervenção do Dr. Nelson Dias que enalteceu o esforço da autarquia são-brasense por mais esta conquista “A Câmara Municipal de São Brás de Alportel foi aquela que melhor uso fez dos fundos comunitários, apresentando um maior número de projetos, valorizando de forma exemplar o património concelhio”

Vitor Guerreiro o Edil de São Brás, destacou a importância do aproveitamento dos fundos comunitários para preservar o património são-brasense. “Esta primeira inauguração do Projeto Memórias da Terra reflete a valorização que é feita a estes espaços com história, espaços que fizeram em tempos parte do dia-a-dia dos são-brasenses e que hoje ganham uma nova vida, enquanto espaços de memória e lazer para as novas gerações.”

Dando continuidade a um objetivo que tem vindo a ser seguido, a reabilitação das fontes faz-se acompanhar da valorização da poesia popular e isso a Fonte Velha recebeu duas estrofes do poema “A Fonte”, extraído de uma obra do ilustre poeta são-brasense Bernardo de Passos:

“Aqui regando um vime, um freixo esguio;
Ali, um milharal, que o ar enflora;
Além, um farrobeiro êrmo e bravio;

Côrre essa fonte como se o val’fôra
Um menino de mama, e ella seja
O alvo leite de mãe que o avigora…!”




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »