Rastreios à população assinalam o Dia Mundial da Diabetes

Rastreios à população assinalam o Dia Mundial da Diabetes

17

diabetes2016_cartaz-fmOs Núcleos de Diabetologia de Portimão e Lagos do CHAlgarve promovem rastreios à população, num esforço de sensibilização e alerta para os fatores de risco associados à patologia, para assinalar o Dia Mundial da Disbetes.

O primeiro rastreio tem lugar no sábado, dia 12, entre as 8h30 e as 12h30, no Mercado de Santo Amaro em Lagos. Através da metodologia Findrisk, os técnicos de saúde irão preencher um questionário, realizar uma avaliação física e de outros parâmetros, tais como a glicémia capilar ou a tensão arterial, no intuito de detetar os utentes que apresentem risco alto ou muito alto de desenvolver diabetes nos próximos 10 anos e, se necessário, fazer o seu encaminhamento para os serviços de saúde.

Ainda em Lagos, no domingo dia 13, é dia da “Caminhada pela Saúde”, que se realiza há cerca de 2 anos em todos os segundos domingos de cada mês, e que coincidindo com as comemorações do Dia Mundial da Diabetes, é “ excelente forma de sensibilizar a população para a importância do exercício físico na prevenção e controlo da Diabetes” destaca Luísa Arez, diretora do Serviço de Medicina 4 e responsável pelo Núcleo de Diabetologia da Unidade de Lagos, promotor da iniciativa. Com partida na Igreja de Santa Maria, pelas 9h30, o percurso de cerca de 2km inclui a Avenida dos Descobrimentos e a Marina de Lagos.

Na segunda-feira 14, Dia Mundial da Diabetes, as actividades terão lugar na Unidade Hospitalar de Portimão, onde decorrerá o 2º rastreio, entre as 9h00 e as 12h00 no hall da Consulta Externa. Ainda no mesmo dia, mas numa abordagem mais dirigida aos profissionais, o refeitório da unidade de Portimão disponibiliza um “menu azul”, composto por sopa, prato principal e sobremesa adequados às especificidades da dieta para pessoas com diabetes.

No dia 15, terça-feira, os profissionais do Núcleo de Diabetologia da unidade Hospitalar de Portimão, juntam-se às comemorações do Dia Mundial da Diabetes da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Barlavento, num rastreio à população que terá lugar no Mercado Municipal de Portimão, entre as 9h00 e as 12h00.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.