Querença é candidata a projeto-piloto de turismo residencial! - Algarlife Querença é candidata a projeto-piloto de turismo residencial! - Algarlife

Querença é candidata a projeto-piloto de turismo residencial!

Querença no concelho de Loulé pode vir a fazer parte do projeto-piloto europeu de turismo residencial, que pretende recuperar aldeias abandonadas nos quatro países do sul da Europa, Portugal, Espanha, Itália e Grécia, no âmbito do “Projeto ProWork” que visa atrair seniores nórdicos para o sol destes países, promovendo o desenvolvimento nas áreas dessas localidades.

Nesse sentido esteve em Loulé o presidente da Inter Civil Society, entidade que idealizou o “Projeto ProWork”, que é apoiado pelo Parlamento Europeu, para uma reunião com o executivo municipal, durante a qual foi manifestado o interesse em conhecer melhor o Concelho de Loulé e avaliar as suas potencialidades no âmbito deste projeto.

A visita ao concelho que decorreu na semana passada, teve como anfitriã, Margarida Correia, presidente da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, que acompanhada por técnicos municipais, levou os responsáveis do “Projeto ProWork” a algumas aldeias, que podem vir a integrar esta iniciativa pioneira.

Segundo a informação da autarquia, numa primeira fase, a ideia é construir e reconstruir casas, mantendo a traça tradicional da região, promovendo, desta forma, o emprego. Posteriormente, pretende-se criar uma rede se serviços para dar apoio às pessoas que vão viver nestas aldeias recuperadas, desde serviços de saúde, apoio linguístico, etc., e numa terceira fase, serão promovidos laços inter-geracionais, entre jovens portugueses inovadores, com “espírito de iniciativa” e “força de vontade” e os seniores com todo o seu know-how e contactos de que dispõem.

Refira-se que os critérios para a implementação do projeto, tem a ver com o clima, as acessibilidades, neste caso ao Aeroporto Internacional de Faro e aos serviços de Saúde, com o custo de vida, a burocracia na execução de operações urbanísticas, a segurança e as condições sociais, políticas e administrativas locais.

O projeto ProWork que já tem como patrono o presidente do Parlamento Europeu e conta com o apoio da União Europeia, foi lançado no passado dia 14 de março, em Salónica, na Grécia, um dos países que também o irá acolher a iniciativa.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »