Projetos de Intervenção comunitaria chegam a todo o concelho_SBA

Projeto “Mais Viver Mais Aprender” em São Brás

12

O projeto “Mais Viver Mais Aprender” que já vai na 7ª edição, procura intervir junto da população sénior das zonas rurais, para dar respostas às necessidades diagnosticadas neste segmento da comunidade são-brasense.

A cobertura do projeto de intervenção comunitária “Mais Viver Mais Aprender”, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde “Al-Portellus”, alargou-se até à zona poente do concelho, chegou à localidade de São Romão no início de 2017, tendo decorrido na passada sexta-feira, dia 27, a primeira sessão.

O projeto nasceu em 2010, para “dar mais vida aos anos” contribuindo para aumentar o bem-estar, a dignidade e a felicidade da população. O projeto que se iniciou em Parises, na 4.ª edição chegou ao Peral, em 2015 passou a integrar a zona da Mesquita e em 2017 alcança o poente do concelho, até São Romão.

No mesmo âmbito, e integrado no trabalho dos Serviços Sociais do Município, a Câmara Municipal lançou mais recentemente o projeto “Envolve” que abrange as comunidades rurais de Alportel e Machados, com sessões de informação e atividades de animação comunitária. Os bons resultados alcançados ao longo das várias edições e o sucesso na concretização dos objetivos definidos, com um crescimento significativo de participantes, contribuíram para o alargamento da área de ação destes projetos que atualmente abrangem todo o território do concelho.

Com a organização de sessões informativas nas áreas da alimentação, saúde e segurança, de carácter regular, o projeto contribui para manter a população melhor informada, promove a sua autonomia e reduz o isolamento social. Alportel, Machados, Mesquita, Parises, Peral e São Romão são os núcleos rurais deste trabalho, aos quais se junta o Espaço Multiusos do Bairro Social, no centro urbano do concelho.

O projeto “Mais Viver Mais Aprender” constitui atualmente uma referência na área da intervenção comunitária pelo papel que desempenha na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social, medidas fundamentais para garantir melhor qualidade de vida para a comunidade sénior são-brasense.

Mas a intervenção social e comunitária não se reduz às zonas rurais. No centro urbano, o projeto “BEM ME QUER”, sediado no Espaço Multiusos João Rosa Beatriz, promove também bem-estar e qualidade de vida a todos quantos acorrem regulamente a este espaço de convívio e de partilha.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.