Programa Cuidar: Realizadas as primeiras cirurgias oftalmológicas!

8

O “Programa Cuidar” uma iniciativa em parceria dos municipios de Vila Real de St. António e Olhão, que iniciou hà um mês as consultas de oftalmologia, deu esta sexta feira início às primeiras intervenções cirúrgicas, numa partilha de recursos entre as duas autarquias, no sentido de dar uma resposta mais rápida e próxima, aos problemas de saúde dos municipes.

As cinco intervenções realizadas na passada sexta feira, permitiram a resolução de problemas oftalomológicos a pacientes, que em alguns casos, aguardavam há cinco anos por uma resposta ou até por uma primeira consulta, no Centro Hospitalar do Algarve.

“Este passo é a prova de que as autarquias podem e devem estar na primeira linha no que se refere aos cuidados de saúde das suas populações, especialmente nos casos em que o Serviço Nacional de Saúde não funciona” afirma Luís Gomes, o presidente da Câmara Municipal de VRSA, “com esta rede de proximidade conseguimos resolver, em apenas um mês, problemas de saúde concretos que se arrastavam há mais de cinco anos, sem qualquer tipo de resposta por parte do Estado e que levavam ao desespero das nossas populações. Estes são, por isso, indicadores de que o programa está a ser um sucesso e é já uma aposta ganha”, reafirma o autarca.

Nesta primeira fase, o programa “Cuidar” está centrado nas patologias ligadas à área da oftalmologia, tendo em consideração o novo aumento das listas de espera nesta especialidade, que ultrapassa atualmente os dois anos no sul do país.

Em apenas um mês, foram já realizadas mais de duas centenas e meia de consultas ao abrigo do programa, das quais 50 pacientes já foram sinalizados para cirurgia. Em paralelo, foram igualmente efetuadas mais de 100 visitas ao domicílio nas três freguesias de VRSA.

A medida permite dar um passo em frente na implementação das redes intermunicipais de cuidados de saúde, desenvolvendo um novo modelo assente em políticas de proximidade que otimizará recursos e responderá aos problemas reais das populações.

Para beneficiar do “Cuidar”, os munícipes dosdois concelhos, deverão inscrever-se na Divisão de Ação Social das autarquias de VRSA ou de Olhão. Espera-se que o programa venha a atender cerca de 100 pessoas por mês.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.