Procissão dos Painéis renasce 40 anos depois em Albufeira

8

A Procissão dos Painéis, que foi retomada na passada quinta-feira à noite, em véspera da Sexta-feira Santa, na qual por tradição, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, transporta os Painéis da Misericórdia numa procissão marcada pela luz de velas e archotes, acompanhada pelo som da Matraca e o marcar do paço ao ritmo dos tambores. Um momento que foi de reflexão para todos os fiéis marcado pelo silêncio respeitoso.

Esta cerimónia, de elevada importância e relevância cultural para a comunidade, pretendeu reativar uma tradição perdida há mais de quarenta anos, cuja realização refletiu o esforço conjunto, não só dos Irmãos da Santa Casa, como da Paróquia, na pessoa do Cónego José Rosa, com o apoio do Município de Albufeira.

A Procissão teve lugar no dia 17, pelas 21h, com início na Capela da Misericórdia de Albufeira, seguiu pelas ruas da cidade antiga passando pela Igreja de Santa Ana, onde se realizaram alguns rituais religiosos, e terminando na Igreja Matriz, onde foi feita uma celebração que teve como ponto alto a Adoração do Santíssimo.

Centenas de pessoas acompanharam a procissão e iluminaram as ruas da cidade marcando assim a Semana Santa, trazendo de volta uma tradição marcante para toda a população e deixando o desejo de continuidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.