Home / Escolas e Universidade / Processo de candidatura a Reitor da Universidade do Algarve!
unversidade_algarve

Processo de candidatura a Reitor da Universidade do Algarve!

A Universidade do Algarve procede à abertura do processo de candidatura ao cargo de Reitor. O Reitor assegura a posição superior de governo e representação da Universidade e é eleito pelo Conselho Geral para um mandato de quatro anos, exercendo as suas funções em regime de dedicação exclusiva.

Podem candidatar-se ao cargo de Reitor professores ou investigadores  da Universidade do Algarve ou de outras instituições de ensino universitário ou de investigação, nacionais ou estrangeiras, em exercício efetivo de funções e que não estejam abrangidos por qualquer inelegibilidade ou incompatibilidade previstas na lei.

O Reitor deve ser uma personalidade de incontestável prestígio académico com experiência no exercício de funções de direção em instituições de Ensino Superior ou investigação, com visão estratégica adequada à prossecução de uma política de modernização e abertura da universidade à sociedade, e deve revelar capacidade para promover valores humanísticos e científicos num ambiente de colegialidade, inclusão e respeito pelos princípios de democraticidade e participação. Deve também possuir as competências em língua portuguesa que lhe permitam desempenhar cabalmente o cargo.

As candidaturas devem ser dirigidas, em português, ao Presidente da Comissão Eleitoral entre os dias 6 de Setembro a 17 de outubro de 2013, para: Universidade do Algarve – Conselho Geral, Campus de Gambelas – Edf. 5, 8005-139 Faro, Portugal, ou através do e-mail: eleicaoreitor@ualg.pt (Telefone: 289 800 902; Fax: 289 800 061), devidamente acompanhadas pelo Curriculum Vitae do candidato e pelo programa de ação que se propõe cumprir.

O candidato deverá ainda juntar um compromisso de honra declarando que não se encontra abrangido por nenhuma das situações de inelegibilidade ou de incompatibilidade previstas na lei e nos Estatutos da Universidade do Algarve.

Informações disponíveis aqui:  sobre funções do reitor, segundo o modelo de governo da Universidade do Algarve, missão e objetivos, regime jurídico e estatutário, e o regulamento que rege a eleição.

About webEditor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>