Presidente C.M. Faro recebeu Embaixador da Ucrânia!

19

Rogério Bacalhau o Presidente da Câmara Municipal de Faro, recebeu na última semana o embaixador da República da Ucrânia, numa visita considerada  muito proveitosa na qual foram analisados temas de interesse mútuo.

Oleksandr Nykonenko, que se fez acompanhar por representantes ucranianos do culto católico e ortodoxo no concelho, felicitou o Presidente da autarquia farense pela eleição e desejar as maiores fortunas para o mandato.

Na ocasião o dignitário ucraniano mostrou uma firme intenção no reforço dos laços de amizade e cooperação económica, comercial e cultural entre ambos os povos e apresentou-se portador de uma mensagem de felicitações, da administração estatal de Ivano-Frankivsk, região geminada com a cidade de Faro desde 2011.

Durante a reunião realizada nos Paços do Município, Rogério Bacalhau e Oleksandr Nykonenko abordaram questões relacionadas com o processo de geminação, tendo o autarca manifestado a sua inteira disponibilidade para colaborar no aprofundar do projecto, que pretende estimular as relações de cooperação entre o Algarve e Ivano Frankivsk.

Para o presidente da Câmara, além das fortes relações que existem entre as duas regiões, tendo em conta a expressão da comunidade ucraniana residente no no Distrito, ambas oferecem enorme potencial na área turística, sendo esta uma vertente que poderá ser bastante estimulada no âmbito do processo de cooperação, que beneficiará, tanto o Algarve, como a província ucraniana.

Recorde-se que a Ucrânia está em vias de assinar o Acordo de Associação com a UE, que prevê a integração económica e associação política deste País do Leste europeu.

O Município de Faro estará presente nas cerimónias do Holodomor, que acontecem no próximo dia 23 no Mosteiro dos Jerónimos, em recordação dos milhões de vítimas mortais da grande fome que assolou a Ucrânia nos anos de 1932 e 1933.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.