www.Auto-Doc.PT
Home / Atualidade / Economia / Inf. estatística / Preços ao consumidor caem pelo segundo mês consecutivo
r468 -->

Preços ao consumidor caem pelo segundo mês consecutivo

Portugal apresenta uma queda no índice de preços ao consumidor em Março, pelo segundo mês consecutivo, segundo informa hoje o Instituto Nacional de Estatística. Com uma redução na ordem dos 0,4% no mês de Março, face a período homólogo e menos 0,3% relativamente a Fevereiro, o índice apresenta uma variação média de menos 0,2% nos últimos 12 meses.

À excepção da energia e dos bens alimentares não transformados, a inflação apresentou uma variação negativa de -0,2% e inferior em 0,3 pontos percentuais ao mês anterior.

O INE destaca os transportes, como a classes com contribuições negativas para a variação homóloga dos preços, de -3,1% em março. As classes com contribuições positivas, foram a habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, com uma variação homóloga de 2,1% em março.

Nos últimos 12 meses a taxa de variação média caiu dos 0,3% para os 0,2% em março. As classes do lazer, recreação e cultura, foram aquelas que apresentaram uma redução mais significativa na taxa de variação média dos últimos doze meses, comparativamente a fevereiro de 2014.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, registou uma taxa de variação homóloga de -0,4% (menos 0,3 pontos percentuais em fevereiro), inferior em 0,9 pontos percentuais à taxa estimada pelo Eurostat para os países do euro.

O IHPC português apresentou, em março de 2014, uma variação mensal de 1,4%, taxa inferior em 0,3 p.p. à observada no mesmo mês do ano anterior. Em março, de acordo com a estimativa do Eurostat, a taxa de variação mensal do IHPC da área do Euro terá sido 1,0%, inferior em 0,2 p.p. à observada em igual período do ano anterior.

About webEditor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.