Praia Dona Ana em Lagos perde a “Qualidade de Ouro”

11

A Praia Dona Ana, em Lagos, deixa de poder ostentar o galardão “Qualidade de Ouro”, classificação suspensa esta quarta feira pela Quercus, “por considerar que as obras realizadas comprometeram o equilíbrio ambiental e paisagístico que fundamentam a atribuição deste galardão”.

A decisão da associação ambiental, surge em consequência das intervenções recentes realizadas por decisão governamental naquela praia, entre as quais a recarga artificial de areia numa extensão de 40 metros, a construção de um esporão para reter sedimentos e a consolidação de arribas.

“Para além de alterarem significativamente a paisagem natural característica da praia Dona Ana, colocam em causa a conservação e a proteção de ecossistemas marinhos de elevada biodiversidade, nomeadamente a destruição de dois roteiros subaquáticos identificados pela Universidade do Algarve”, critica aquela associação ambientalista, no comunicado enviado à agência Lusa.

Para a Quercus, estas intervenções “não se justificam” devido ao seu custo elevado, 1,8 milhões de euros e ao seu caráter temporário, considerando que estas deveriam ter sido mais cautelosas e sujeitas a avaliação de impacto ambiental.

O galardão “Qualidade de Ouro” baseia-se na qualidade da água, mas “a Quercus diz que não pode ficar indiferente a eventuais atentados ambientais ou paisagísticos que ocorram”, justificou Nuno Sequeira, da direcção nacional da Quercus em declarações à Lusa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.