Posse do Conselho Cinegético Municipal de Monchique - Algarlife Posse do Conselho Cinegético Municipal de Monchique - Algarlife

Posse do Conselho Cinegético Municipal de Monchique

Os membros do novo Conselho Cinegético Municipal do concelho de Monchique, tomaram posse em reunião que aprovou o seu Regimento de funcionamento, na área geográfica de Monchique. A nomenclatura do organismo resulta da publicação em Diário da República e no Portal do ICNF.

Presidido por Rui André, Presidente da Câmara Municipal, o novo concelho cinegético é constituído por António Águas Serra e João Gil Varela, representantes dos Agricultores, Paulo Sampaio, Rui Nobre e João Torrinha, representantes dos Caçadores, António Pargana das Zonas de Caça Turística, Maria Helena Martiniano, autarca de Freguesia eleito pela Assembleia Municipal, Paulo Rosa, representante das Associações de Defesa do Ambiente e Paulo Dias do ICNF.

O Conselho Cinegético Municipal é um órgão consultivo que tem a seu cargo o acompanhamento da definição política cinegética do concelho. Compete a este concelho, elaborar, pronunciar-se ou fazer propostas sobre as espécies locais e processos de caça em terrenos cinegéticos e procurar que o fomento cinegético e o exercício da caça, bem como a conservação da fauna e da natureza contribuam para o desenvolvimento local.

Após a tomada de posse, o Presidente da Câmara Municipal apresentou a visão estratégica da constituição e ação deste Conselho, vincando a sua especificidade e a sua mais valia para o desenvolvimento local, nomeadamente ao nível turístico. Também, destacou a importância na manutenção de espécies cinegéticas que contribuem para o equilíbrio Ambiental do território e o trabalho que os membros deste Conselho possam ter na prevenção e realização de ações, no âmbito dos Incêndios Florestais.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Monchique tem vindo a realizar várias iniciativas com os Clubes de Caçadores do concelho, até com a atribuição de verbas para manutenção de vias de acesso e limpeza de terrenos, constituindo desta forma uma valiosa parceria no âmbito da Proteção Civil que agora quer aumentar com a criação de uma bolsa de voluntários/caçadores para apoio nas questões logísticas e pelo seu conhecimento do terreno, no apoio aos Bombeiros durante a eventualidade de um incêndio florestal.

Foi ainda aprovado nesta reunião o Regimento de funcionamento deste Conselho que agora tomou posse na área geográfica de Monchique, esperando que o mesmo possa representar mais uma estrutura ativa e com um rico conhecimento do concelho.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »