Posse das Unidades Coordenadoras da Diabetes no Algarve! - Algarlife Posse das Unidades Coordenadoras da Diabetes no Algarve! - Algarlife

Posse das Unidades Coordenadoras da Diabetes no Algarve!

Tomaram posse esta sexta feira, as três Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD) do Algarve, em cerimónia que teve lugar no Laboratório Regional de Saúde Pública Drª Laura Ayres no Parque das Cidades Faro-Loulé, no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, da Administração Regional de Saúde do Algarve.

O Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dr. Moura Reis, sublinhava no discurso de abertura, o “trabalho muito meritório” desenvolvido ao longo dos últimos anos na área da diabetes pelos profissionais de saúde em vários pontos do Algarve, reiterando que “a nova estrutura de unidades vai contribuir para trabalharmos cada vez mais em rede, definirmos objetivos comuns, acertarmos procedimentos, partilharmos informações, e agirmos em conjunto e com maior proximidade, dentro e fora da organização, com os nossos pares e com a sociedade civil, com o objetivo de agilizar as respostas necessárias a uma intervenção atempada nos diversos níveis de saúde”.

O dirigente da ARS Algarve reforçou a importância de “fazer o diagnóstico o mais precocemente possível para o bem dos doentes, no sentido de “diminuir e/ ou retardar as complicações que a doença acarreta, doenças cardiovasculares, insuficiência renal, amputações por pé diabético, cegueira, e otimizar o consumo de recursos disponíveis para reduzir os custos para a própria sociedade e para o sistema de saúde”.

As Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD), criadas pelo Despacho nº 3052/2013, de 26 de fevereiro do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, agora constituídas para as áreas geográficas dos três ACES da Região, integram estruturas multidisciplinares com médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários e hospitalares, com o objetivo de melhorar o atendimento ao doente diabético, garantindo a continuidade e a integração de cuidados. Devem, ainda, assegurar a coordenação necessária entre os diferentes níveis de cuidados, contribuindo para as metas regionais no que refere às consultas autónomas de diabetes nos ACES e no Centro Hospitalar do Algarve.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »